dc.contributor.advisor | Peripolli, Arlei | |
dc.creator | Viana, Suerdes Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T16:06:16Z | |
dc.date.available | 2019-08-09T16:06:16Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17878 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a personal experience and focuses on the knowledge of the debate
on the inclusion of persons with special needs in regular education. In it, analyzes the
intellectual deficit and investigate whether some practices that can be collaborators in
teaching activities with children who have intellectual deficit in early childhood education.
The reflections here presented, have no intention of ending a discussion, but, above all, open
up opportunities to see the difference, ways to overcome the reductionism, which do not
involve an inclusive educational practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Teaching practice | eng |
dc.title | Déficit cognitivo na educação infantil: (RE)significando a escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Januária, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho parte de uma experiência pessoal e focaliza-se sob a luz do debate
sobre a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino.
Nele, analisa-se o déficit intelectual e investigam-se algumas práticas que podem ser
colaboradoras nas ações pedagógicas com crianças que apresentam déficit intelectual na
educação infantil. As reflexões, aqui, apresentadas, não têm a pretensão de encerrar uma
discussão, mas, antes de tudo, abrir possibilidades de ver, na diferença, caminhos para a
superação dos reducionismos, quais não comportam uma prática educacional inclusiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |