Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBurin, Elias
dc.creatorVendruscollo, Diana Lurdes Muraro
dc.date.accessioned2019-08-12T11:34:03Z
dc.date.available2019-08-12T11:34:03Z
dc.date.issued2010-11-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17885
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe aim of this study is contribute with the reflection about the use of computer technology resources in school practices to support the teaching and learning process. The field research was conducted with students from 5th to 8th grade of the Elementary School Seomar Mainardi, municipality of Sobradinho. We investigated the use of technology in teaching – learning process through questionnaires focusing the knowledge that the students had about the computer and use in teaching and pedagogical activities. This case study revealed that , even featuring the school lab and monitor to help teachers , few use the technology as an educational tool, we realized that the position of teachers in the use of information technology requires an important discussion because, before we stand for or against the use of some teaching materials and technology in education, we must be aware of its potential, as well as the possible uses. We noted, therefore the need for training educators in technology for security and provided knowledge about the use of computers as an educational tool aimed at training individuals and critical participants in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectComputerseng
dc.subjectReaching practiceseng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleUso das tecnologias da informação e comunicação em uma escola de ensino fundamental Sobradinho - RSpor
dc.title.alternativeUse of communication and information technologiesin an elementary school - Sobradinho - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é contribuir com a reflexão sobre a utilização dos recursos tecnológicos de informática nas práticas escolares como apoio ao processo de ensino aprendizagem. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de 5ª a 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Seomar Mainardi, do município de Sobradinho. Investigou-se o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem através de questionários, enfocando o conhecimento que os alunos possuíam sobre informática e a utilização da mesma em atividades didático-pedagógicas. Este estudo de caso revelou que, mesmo a escola dispondo de laboratório de informática e de um monitor para auxiliar os professores, poucos utilizam a tecnologia como instrumento pedagógico, percebeu-se que posição dos professores quanto ao uso da informática exige uma discussão importante porque, antes de nos colocarmos contra ou a favor do uso de algum material didático-tecnológico na educação, é preciso ter noção do seu potencial, assim como dos possíveis usos. Constatou-se, portanto a necessidade de formação na área tecnológica para educadores proporcionado segurança e conhecimento quanto à utilização da informática como ferramenta educacional objetivando a formação de indivíduos críticos e participantes na sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto