dc.contributor.advisor | Franciscato, Fabio Teixeira | |
dc.creator | Vidor, Joseida Luiza | |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T12:50:45Z | |
dc.date.available | 2019-08-12T12:50:45Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17891 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The work brings a reflection on the contribution of the pertaining to school radio as
instrument of support to the process of teach-learning, specifically in the construction
of the orality and the writing of the pupils. The radio, in the school, can be used to
develop an attitude that makes possible a reflective and critical learning from the
hearing, as well as to help in the development of the capacities and abilities of verbal
expression and writing. It is possible to use to advantage the thematic variety of the
broadcasts transmissions to approach questions of the daily life, as sex, drugs,
preconceptions and stereotypes, that can contribute directly for the formation of the
pupils. The study it had as objective to evaluate the contributions of the media inside
radio in the reading and expression process teach-learning of the pupils and
professors. The result of this study demonstrated improvement in the reading,
critical sense and overcoming of the shyness of the pupils, the professors had
become its more dynamic lessons, however they had revealed resistant to the execution of the project. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Rádio escolar | por |
dc.subject | Oralidade | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Pertaining to school radio | eng |
dc.subject | Orality | eng |
dc.subject | Writing | eng |
dc.title | A mídia rádio como auxílio para desenvolver a expressão oral e escrita na escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho traz uma reflexão sobre a contribuição da rádio escolar como instrumento
de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, especificamente na construção da
oralidade e da escrita dos alunos. O rádio, na escola, pode ser utilizada para
desenvolver uma atitude que possibilite uma aprendizagem reflexiva e crítica a partir
da audição, como também ajudar no desenvolvimento das capacidades e
habilidades de expressão oral e escrita. É possível aproveitar a variedade temática
das transmissões radiofônicas para abordar questões da vida cotidiana, como sexo,
drogas, preconceitos e estereótipos, que podem contribuir diretamente para a
formação dos alunos. O estudo teve como objetivo avaliar as contribuições da mídia
rádio na leitura e expressão dentro do processo ensino-aprendizagem dos alunos e
professores. O resultado deste estudo demonstrou melhora na leitura, senso crítico e
superação da timidez dos alunos, os professores tornaram suas aulas mais
dinâmicas, porém mostraram-se resistentes à execução do projeto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |