As relações de gênero e a docência masculina na educação infantil
Abstract
Muitos são os entraves que se apresentam aos homens que buscam na educação infantil seu espaço profissional, mesmo assim, é possível encontrar vários homens que borram as fronteiras de gênero nas profissões e ousam se inserir em espaços que normalmente são redutos das mulheres, como é o caso da educação de crianças pequenas. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a construção da docência masculina na educação infantil, buscando conhecer como se dá a escolha dos professores homens pela docência em Educação infantil, assim como, compreender as relações de gênero na construção da docência masculina relacionadas com os conceitos de identidade e masculinidade. Essa pesquisa seguiu o enfoque qualitativo e para a obtenção dos dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada com três professores homens de Educação Infantil, de diferentes municípios do estado do Rio Grande do Sul. Foi possível constatar que esses professores sofreram e ainda sofrem grandes dificuldades por escolherem uma profissão naturalizada como feminina, além disso, é presente a desconfiança acerca da sua sexualidade e há um grande medo do abuso sexual. Sendo assim, muitos são os obstáculos que estes professores tem que enfrentar para conseguirem realizar um bom trabalho nas escolas.