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dc.contributor.advisorJaeger, Angelita Alice
dc.creatorHentges, Karine Jacques
dc.date.accessioned2014-04-25
dc.date.accessioned2014-04-25T14:19:34Z
dc.date.available2014-04-25T14:19:34Z
dc.date.issued2013-08-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/179
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Movimento Humano, Sociedade e Cultura, RS, 2013.por
dc.description.abstractMen face several barriers while seeking for their professional space in early childhood education. Even so, it is possible to find men who transcend the boundaries of gender in occupations and dare to enter spaces that are a "normal" stronghold of women, such as education of young children. Thus, this study aims to analyze the construction of being a male teacher in early childhood education, seeking to discover how the choice of male teachers is made for teaching in early childhood education. In addition, we sought to understand gender relations in the construction of being a male teacher related to the concepts of identity and masculinity. This research followed the qualitative approach and to obtain the data we used a semi-structured interview with three male teachers of early childhood education from different cities in the state of Rio Grande do Sul. Results showed that these teachers have suffered and still suffer great difficulties for choosing a naturalized feminine profession. In addition, there is distrust of their sexuality and there is a great fear of sexual abuse. In conclusion, there are many obstacles that these teachers have to face to get to do a good job in schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectDocência masculinapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectMasculinidadepor
dc.titleAs relações de gênero e a docência masculina na educação infantilpor
dc.title.alternativeGender relations and being a male teacher in early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationMovimento Humano, Sociedade e Culturapor
dc.description.resumoMuitos são os entraves que se apresentam aos homens que buscam na educação infantil seu espaço profissional, mesmo assim, é possível encontrar vários homens que borram as fronteiras de gênero nas profissões e ousam se inserir em espaços que normalmente são redutos das mulheres, como é o caso da educação de crianças pequenas. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a construção da docência masculina na educação infantil, buscando conhecer como se dá a escolha dos professores homens pela docência em Educação infantil, assim como, compreender as relações de gênero na construção da docência masculina relacionadas com os conceitos de identidade e masculinidade. Essa pesquisa seguiu o enfoque qualitativo e para a obtenção dos dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada com três professores homens de Educação Infantil, de diferentes municípios do estado do Rio Grande do Sul. Foi possível constatar que esses professores sofreram e ainda sofrem grandes dificuldades por escolherem uma profissão naturalizada como feminina, além disso, é presente a desconfiança acerca da sua sexualidade e há um grande medo do abuso sexual. Sendo assim, muitos são os obstáculos que estes professores tem que enfrentar para conseguirem realizar um bom trabalho nas escolas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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