Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMatté, Volnei Antônio
dc.creatorWeber, Lisiane
dc.date.accessioned2019-08-14T11:55:17Z
dc.date.available2019-08-14T11:55:17Z
dc.date.issued2010-11-26
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17907
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractDistance learning is an educational modality that has made great advances, being suggested as a way of teaching that facilitates access to the study, providing new learning opportunities. In view of this new form of education, the objective of this study was to verify the teaching methodology in teacher training in distance education mode, to analyze the actual performance and verifying the acceptability of teaching students about their training. In seeking to verify the effectiveness of distance learning in teacher education, we analyzed the methodology used in teaching pedagogy courses, 4th semester, the Pólo Faxinal Soturno, as well as preparing students to use technology tools to environment in which activities are proposed. Through a questionnaire, a survey was made of students' experiences in the use of information technology and communication to their training and experience and verified the possible difficulties encountered in implementing the course through the distance mode. It reveals that the students approve distance learning feasible considering the use of technological resources for learning. Consider that learning depends on the interest of each, but are demanding more educational materials, different methods of assessment, greater interaction between students, tutors and teacherseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEaD (Educação a Distância)por
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectInformation and communication technologyeng
dc.subjectTeachers trainingeng
dc.titleUm estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EADpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA educação a distância (EAD) é uma modalidade educacional que teve grandes avanços, sendo apontada como uma forma de ensino que facilita o acesso ao estudo, permitindo novas oportunidades de aprendizado. Tendo em vista essa forma de ensino, objetiva-se com este trabalho verificar a metodologia utilizada na formação de professores na modalidade EAD, analisar as práticas pedagógicas adotadas e verificar a aceitabilidade dos estudantes de pedagogia quanto à sua formação. Na busca de colher informações sobre o ensino a distância na formação de professores, foi analisada a opinião dos alunos sobre o ensino do curso de pedagogia, 4° semestre, Polo de Faxinal do Soturno, bem como, o preparo dos estudantes para utilizar as ferramentas tecnológicas do ambiente em que são propostas as atividades. O procedimento metodológico aplicado foi um questionário, e através deste, foi feito um levantamento das experiências dos estudantes na utilização das tecnologias da informação e comunicação para sua formação e verificado as experiências e possíveis dificuldades encontradas na realização do curso através da modalidade a distância. Foi possível verificar que os alunos aprovam o ensino a distância considerando viável o uso dos recursos tecnológicos para o aprendizado. Consideram que o aprendizado depende do interesse de cada um, mas reivindicam diferentes métodos de avaliação e maior interação entre os estudantes, tutores e professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto