dc.contributor.advisor | Matté, Volnei Antônio | |
dc.creator | Weber, Lisiane | |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T11:55:17Z | |
dc.date.available | 2019-08-14T11:55:17Z | |
dc.date.issued | 2010-11-26 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17907 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Distance learning is an educational modality that has made great advances, being
suggested as a way of teaching that facilitates access to the study, providing new learning
opportunities. In view of this new form of education, the objective of this study was to verify
the teaching methodology in teacher training in distance education mode, to analyze the
actual performance and verifying the acceptability of teaching students about their training. In
seeking to verify the effectiveness of distance learning in teacher education, we analyzed the
methodology used in teaching pedagogy courses, 4th semester, the Pólo Faxinal Soturno, as
well as preparing students to use technology tools to environment in which activities are
proposed. Through a questionnaire, a survey was made of students' experiences in the use
of information technology and communication to their training and experience and verified
the possible difficulties encountered in implementing the course through the distance mode.
It reveals that the students approve distance learning feasible considering the use of
technological resources for learning. Consider that learning depends on the interest of each,
but are demanding more educational materials, different methods of assessment, greater
interaction between students, tutors and teachers | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | EaD (Educação a Distância) | por |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Information and communication technology | eng |
dc.subject | Teachers training | eng |
dc.title | Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação a distância (EAD) é uma modalidade educacional que teve grandes
avanços, sendo apontada como uma forma de ensino que facilita o acesso ao estudo,
permitindo novas oportunidades de aprendizado. Tendo em vista essa forma de ensino,
objetiva-se com este trabalho verificar a metodologia utilizada na formação de professores
na modalidade EAD, analisar as práticas pedagógicas adotadas e verificar a aceitabilidade
dos estudantes de pedagogia quanto à sua formação. Na busca de colher informações
sobre o ensino a distância na formação de professores, foi analisada a opinião dos alunos
sobre o ensino do curso de pedagogia, 4° semestre, Polo de Faxinal do Soturno, bem como,
o preparo dos estudantes para utilizar as ferramentas tecnológicas do ambiente em que são
propostas as atividades. O procedimento metodológico aplicado foi um questionário, e
através deste, foi feito um levantamento das experiências dos estudantes na utilização das
tecnologias da informação e comunicação para sua formação e verificado as experiências e
possíveis dificuldades encontradas na realização do curso através da modalidade a
distância. Foi possível verificar que os alunos aprovam o ensino a distância considerando
viável o uso dos recursos tecnológicos para o aprendizado. Consideram que o aprendizado
depende do interesse de cada um, mas reivindicam diferentes métodos de avaliação e maior
interação entre os estudantes, tutores e professores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |