dc.contributor.advisor | Fioreze, Leandra Anversa | |
dc.creator | Weber, Aglaé de Souza | |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T13:24:13Z | |
dc.date.available | 2019-08-14T13:24:13Z | |
dc.date.issued | 2011-10-21 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17910 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work talks about possibilities of building as inclusive education through the use of information technologies and communication technologies (ICTs) at school. The law says that schools are the same for everybody, while the reality shows us that the school represent the social pattern wich it is situated, being better equipped and structured where is better the social and financial structure. This problem increases when we are dealing with digital issues, where the difficulties begin in poorphysical structure and culminate in the lack of teacher’s preparation in charge of education (which should be emancipatory). A truly inclusive education requires much more than laws and good intentions. It depends on the organization of actions and participation of everyone envolved in a collective processo of construction, wich intents a real social inclusion and the recognition and respect for diferences. For this, the proper use of ICTs is essential, especially in a context of high social complexity, with demand for current information . This scenario suggests good pedagogical space to develop an investigative curiosity, increasing the educational knowledge. This occurs because TICs appears as an alternative for making Brazilian education be seen as an education of quality, growing the responsibility of the professionals of the education who, without the necessary endorsement of the competent agencies, possess in its work the gigantic task to try to really improve the route of the Brazilian education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Information and communication technology | eng |
dc.title | Políticas inclusivas e o uso das tecnologias na educação formal | por |
dc.title.alternative | Inclusive politics and the use of the technologies in the formal education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho discorre acerca das possibilidades de construção de uma educação inclusiva através da utilização de tecnologias da informação e da comunicação (TICs) em âmbito escolar. A lei diz que a escola é a mesma para todos enquanto a realidade mostra que ela tende a representar o padrão social no qual está inserida, sendo mais bem equipada e estruturada à medida que o padrão econômico-social aumenta. Este problema é potencializado ao tratar dos temas digitais, onde as dificuldades iniciam na precária estrutura material e culminam na falta de preparo dos docentes encarregados da educação (que deveria ser emancipadora). Uma educação verdadeiramente inclusiva requer bem mais do que leis e boas intenções. O desenvolvimento da educação depende da organização de ações e participação de todos os sujeitos envolvidos, num processo coletivo de construção, com vistas à real inclusão social e ao reconhecimento e respeito das diferenças. Para tanto, o a utilização correta das TICs é imprescindível, pois estamos inseridos em um contexto de alta complexidade social em que a demanda por informações atualizadas sugere bom espaço pedagógico para desenvolver a curiosidade investigativa, tornando crescente o saber educacional. Isto porque as TICs aparecem como alternativa ao objetivo de que a educação brasileira seja vista e tida como uma educação de qualidade, fazendo crescer a responsabilidade dos profissionais da educação que, mesmo sem o necessário respaldo por parte dos órgãos competentes, possuem em seu trabalho a gigantesca tarefa de tentar melhorar realmente o rumo da educação brasileira. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |