dc.contributor.advisor | Pereira, Breno Augusto Diniz | |
dc.creator | Wollmann, Mirta Liziane | |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T13:46:20Z | |
dc.date.available | 2019-08-14T13:46:20Z | |
dc.date.issued | 2011-12-20 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17913 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the proposed acceleration of activity that is happening
in three schools in the Municipal School in the city of Restinga Seca, where the
trajectory of student achievement related to the project was accompanied by
documentary analysis and some results will be shown in the sequence of the study.
After a survey of data from the schools involved, can make a new proposal for
teaching and learning that encompasses a more humanizing, a positive vision of
possibilities and growth of a differentiated curriculum and student can overcome the
problem of not learning. Rescue the student's self-esteem, confidence in themselves
and in others, and believe in your ability to learn, which will mobilize and encourage
the process. Consider the reality and characteristics of the student and promote the
building of a differentiated curriculum through teaching practices that enhance the relationship between the daily life of students and school programs and enhance the
expression, communication, dialogue, autonomy, interaction group and ongoing
evaluation as ways to expand the cognitive, social and cultural right. As this project is
still underway, it was initially thought that the teachers have scored positive attitudes
of students participating accelerated classes, finding them more participatory,
doubters and critics. Therefore, for the continued success of the project, should
remain the systematic monitoring by the technical staff of the school and the secretary of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino aprendizagem idade/série | por |
dc.subject | Auto - estima | por |
dc.subject | Promoção do aluno | por |
dc.subject | Teaching learning age/grade | eng |
dc.subject | Self-esteem | eng |
dc.subject | Promoting student | eng |
dc.title | Os novos caminhos para o desenvolvimento do educando: uma análise do Projeto de Aceleração no município de Restinga Seca - RS | por |
dc.title.alternative | New paths for the development of the student - an analysis of Project Acceleration in the city of Restinga Seca - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o projeto de Aceleração de
Atividade que está acontecendo em três escolas da Rede Municipal de Ensino, no
Município de Restinga Seca, onde a trajetória escolar dos alunos relacionados no
projeto foi acompanhada por meio da análise documental e alguns resultados serão
mostrados na seqüência do estudo. Após um levantamento de dados junto às
escolas envolvidas, pode-se realizar uma nova proposta de ensino-aprendizagem
que englobe um olhar mais humanizador, uma visão positiva das possibilidades e
crescimento do aluno e um currículo diferenciado capaz de superar o problema da
não aprendizagem. Resgatar a auto-estima do aluno, a confiança em si e no outro e,
acreditar na sua capacidade de aprender, o que irá mobilizar e favorecer o processo.
Considerar a realidade e as características próprias do aluno e favorecer a
construção de um currículo diferenciado através de práticas pedagógicas que
valorizem a articulação entre a vida cotidiana do aluno e o conteúdo escolar e
valorizar a expressão, a comunicação, o diálogo, a autonomia, a interação grupal e a
avaliação permanente como formas de ampliar o desenvolvimento cognitivo, social e
cultural do mesmo. Como o presente projeto ainda está em andamento, verificou-se
inicialmente que os professores têm pontuado atitudes positivas aos alunos
participantes das classes de aceleração, considerando-os mais participativos,
questionadores e críticos. Sendo assim, para a continuidade do sucesso do projeto,
deve-se permanecer o acompanhamento sistemático pela equipe técnica da escola
e da secretaria de educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |