A inserção da atividade física no cotidiano da criança com deficiência física: perspectiva do contexto familiar
Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar a inserção da atividade física no cotidiano da criança com deficiência física, a partir da perspectiva dos pais e filhos. De modo que o grupo foi composto por uma criança do sexo feminino com deficiência física do tipo congênita e seus pais. Para desenvolvimento do estudo utilizou-se como instrumentos dois modelos de questionário com os pais e uma entrevista-semiestruturada com a criança. O ‘Questionário 1’, respondido pela mãe, tinha como intuito conhecer a realidade através dos tópicos: dados de identificação da criança, escola, lazer, férias e atividade física. Enquanto o ‘Questionário 2’, respondido individualmente pelo pai e pela mãe, buscava corroborar e complementar o primeiro assim como a entrevista. Esta aplicada a criança com roteiro estabelecido com mesmos tópicos que os questionários. Assim foi possível identificar que a atividade física encontra-se presente no cotidiano da criança com deficiência física, tanto no momento de férias, lazer, escola e atividades extras. Além de demonstrar a importância dos pais para uma relação de naturalidade com a deficiência e oportunidade de vivências infantis ativas, colaborando para a formação de hábitos de vida ativo.
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