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dc.contributor.advisorPalma, Luciana Erina
dc.creatorWillig, Renata Matheus
dc.date.accessioned2019-08-14T15:45:49Z
dc.date.available2019-08-14T15:45:49Z
dc.date.issued2012-10-08
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17918
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study has as purpose to check physical activity insertion in children with physical disability in daily tasks, through the parents and child´s perspective. Therefore, the group comprised a congenital physical disabled child, female gender, and her parents. In order to develop this study we used as instruments two models of questionnaires with parents and a semi-structured interview with the child. The 'Questionnaire 1,' was applied to the mother, with the goal to know the reality through topics: child identification data, school, leisure, vacation and physical activity, while the ‘Questionnaire 2’ was answered individually by the father and by the mother, and targeted to corroborate and complement the first as well as the interview. The interview applied to the child had established a roadmap with the same topics as the questionnaires. Thus, was possible to identify that the physical activity can be found in physical disabled child´s everyday life, as well as in vacation, leisure, school and other activity moments. In addition, the research aimed to demonstrate the parents´ importance towards a natural relationship with the disability and the opportunity of active experiences in childhood, contributing to the formation of an active lifestyle.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência físicapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectAtividade físicapor
dc.subjectPhysical disabilityeng
dc.subjectChildeng
dc.subjectPhysical activityeng
dc.titleA inserção da atividade física no cotidiano da criança com deficiência física: perspectiva do contexto familiarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo verificar a inserção da atividade física no cotidiano da criança com deficiência física, a partir da perspectiva dos pais e filhos. De modo que o grupo foi composto por uma criança do sexo feminino com deficiência física do tipo congênita e seus pais. Para desenvolvimento do estudo utilizou-se como instrumentos dois modelos de questionário com os pais e uma entrevista-semiestruturada com a criança. O ‘Questionário 1’, respondido pela mãe, tinha como intuito conhecer a realidade através dos tópicos: dados de identificação da criança, escola, lazer, férias e atividade física. Enquanto o ‘Questionário 2’, respondido individualmente pelo pai e pela mãe, buscava corroborar e complementar o primeiro assim como a entrevista. Esta aplicada a criança com roteiro estabelecido com mesmos tópicos que os questionários. Assim foi possível identificar que a atividade física encontra-se presente no cotidiano da criança com deficiência física, tanto no momento de férias, lazer, escola e atividades extras. Além de demonstrar a importância dos pais para uma relação de naturalidade com a deficiência e oportunidade de vivências infantis ativas, colaborando para a formação de hábitos de vida ativo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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