Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAbegg, Ilse
dc.creatorFin, Eulália Maria
dc.date.accessioned2016-06-28T14:44:05Z
dc.date.available2016-06-28T14:44:05Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1792
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe use of media in school, although slowly, has become subject of attention from educators and governments, as concerned with training courses and equipment for schools. Democratize access to information and knowledge in school context is the new challenge for education. It's a new way of articulating the student, professor, information and knowledge. The school now has the challenge of working in a universe of complex languages, with lots of information, with spaces shortened and accelerated time. The role of managers is crucial in this educational process, as chief mediator may provide access for teachers and students in the use of media and technology within the school. If the school is willing to make better use of these tools in education, need to know the reality of families, have access to the various media and how they are using them. Only in this way, you can prepare lesson plans and incorporate into it new methods to improve the teaching-learning process. Therefore, this study was developed. The group studied were students of 4th and 5th grades of Primary School State Devanier Dr. Paul Lauda, located in the neighborhood Tancredo Neves, Santa Maria. The collected data reveal a tendency of disappearing home phone that gave rise to cell phones, the high number of people who have never been to the movies, the growing Internet access, a minority of magazine subscriptions and cable TV, a large number of children and adolescents who watch soap operas, a number of TV sets in every home, etc.. Students researched and use new technologies, use the Internet for fun, but also for school research. It is a generation that knows and knows how to use various electronic gadgets like cell phones, MP3 and similar computers and others and try to use them to facilitate new learning, although they feel difficult to summarize, synthesize and make analysis of texts. That's where the new challenge of the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectTecnologia da comunicaçãopor
dc.subjectComputadorespor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectAlunospor
dc.titleUso das mídias por alunos do ensino fundamental: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA utilização das mídias no espaço escolar, embora ainda lentamente, tem se tornado motivo de atenção dos educadores e dos governos, na medida em que se preocupam com cursos de formação e equipamentos para as escolas. Democratizar o acesso à informação e ao conhecimento no contexto escolar é o novo desafio para a educação. É uma nova maneira de articular o aluno, o professor, a informação e o conhecimento. A escola passa a ter o desafio de trabalhar num universo de linguagens complexas, com muitas informações, com espaços encurtados e tempo acelerado. O papel dos gestores é fundamental neste processo educativo, pois como principal mediador poderá possibilitar o acesso de professores e alunos na utilização das mídias e tecnologias dentro da escola. Se a escola está disposta a utilizar melhor estas ferramentas na educação, precisa conhecer a realidade das famílias, o acesso que possuem das diferentes mídias e como estão utilizando-as. Somente desta forma, será possível elaborar planos de estudos e nele incorporar novos métodos para melhorar o processo ensinoaprendizagem. Por isso, esta pesquisa foi desenvolvida. O universo pesquisado foram os alunos de 4ª e 5ª séries da Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda, localizada no bairro Tancredo Neves, Santa Maria/RS. Os dados coletados revelam a tendência de desaparecimento do telefone residencial que deu lugar aos celulares, o número alto de pessoas que nunca foram ao cinema, o crescente acesso à internet, a minoria de assinaturas de revistas e TVs a cabo, a grande quantidade de crianças e adolescentes que assistem telenovelas, número de aparelhos de TV em cada casa, etc. Os alunos pesquisados utilizam bem as novas tecnologias, usam a internet para diversão, mas também para pesquisas escolares. É uma geração que conhece e sabe usar diversos aparelhos eletrônicos, como celulares, MP3 e similares, computadores e outros e tenta utilizá-los para facilitar as novas aprendizagens, embora sintam dificuldades em resumir, sintetizar e fazer análises de textos. É aí que entra o novo desafio da escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples