dc.contributor.advisor | Costa, Vânia Medianeira Flores | |
dc.creator | Venturini, Estefania Bertoldo | |
dc.date.accessioned | 2019-08-15T13:26:55Z | |
dc.date.available | 2019-08-15T13:26:55Z | |
dc.date.issued | 2012-01-27 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17932 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The established ambient crisis requires a transforming education and with this ideal,
Ambient Education have proposals in which they find requirements as the self-knowledge
and the improvement of the perceptions. Facing this question, this monograph rescues
philosophical aspects of the Physical Education that related with the current educational
necessities is assumed to contribute for the development and improvement of the
perceptions. As a tool for development of works directed at transformation of the modern
thought, some practical alternatives brought for the educational teachings of the Seicho-
No-Ie are presented. Seicho-No-Ie is a practical philosophy of life with religious aspect that
aims at developing the human being in harmony with the divine nature. The lack of
reflective works that approach the man as one whole being, in physical, spiritual and
psychic dimensions, within Physical Education disciplines, justifies the elaboration of this
monograph that had as main objective to construct methodological bases to assist the
professionals of this area to contribute significantly with the actions of Ambient Education.
As a secondary objective, through a more holistic perspective of perception it was intended
to innovate the relations between the Physical Education and the natural areas of the
knowledge, emphasizing the educational aspects of this discipline. Through the philosophy
of life Seicho-No-Ie, new perspectives of work appear. Aiming at the transformation of the
individual perception for the improvement of an holistic perception of the world, in search
for ideals of peace, some actions for Ambient Education are considered. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Filosofia de vida | por |
dc.subject | Práticas alternativas | por |
dc.title | Utilização de práticas alternativas da filosofia de vida Seicho-No-Ie voltadas para ações de educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Use of practical alternatives of the philosophy of life seicho-no-ie directed toward action of ambient education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A crise ambiental estabelecida requer uma educação transformadora e com esse ideal têm-se
as propostas da Educação Ambiental na qual se encontram exigências como o
autoconhecimento e o aprimoramento das percepções. Diante dessa questão, esta monografia
resgata aspectos filosóficos da Educação Física que relacionados as necessidades
educacionais atuais supõe-se contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das
percepções. Como ferramenta para o desenvolvimento de trabalhos voltados a transformação
do pensamento moderno, apresentam-se algumas práticas alternativas trazidas pelos
ensinamentos educacionais da Seicho-No-Ie, uma filosofia de vida prática com aspecto
religioso que visa desenvolver o ser humano em harmonia com a natureza divina. A carência
de trabalhos reflexivos que abordem o homem como um ser uno, nas dimensões física,
espiritual e psíquica, na disciplina de Educação Física, justifica a elaboração dessa
monografia que teve como objetivo principal construir bases metodológicas para auxiliar os
profissionais dessa área a contribuírem significativamente com as ações de Educação
Ambiental. Como objetivo secundário, através de uma perspectiva mais holística de
percepção pretendeu-se inovar as relações entre a Educação Física e as áreas naturais do
conhecimento, enfatizando os aspectos educacionais dessa disciplina. Através da filosofia de
vida Seicho-No-Ie, surgem novas perspectivas de trabalho e visando a transformação da
percepção individual para o aprimoramento da percepção holística do mundo e em busca dos
ideais de paz, propõem-se algumas práticas para ações de Educação Ambiental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |