Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Vânia Medianeira Flores
dc.creatorVenturini, Estefania Bertoldo
dc.date.accessioned2019-08-15T13:26:55Z
dc.date.available2019-08-15T13:26:55Z
dc.date.issued2012-01-27
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17932
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe established ambient crisis requires a transforming education and with this ideal, Ambient Education have proposals in which they find requirements as the self-knowledge and the improvement of the perceptions. Facing this question, this monograph rescues philosophical aspects of the Physical Education that related with the current educational necessities is assumed to contribute for the development and improvement of the perceptions. As a tool for development of works directed at transformation of the modern thought, some practical alternatives brought for the educational teachings of the Seicho- No-Ie are presented. Seicho-No-Ie is a practical philosophy of life with religious aspect that aims at developing the human being in harmony with the divine nature. The lack of reflective works that approach the man as one whole being, in physical, spiritual and psychic dimensions, within Physical Education disciplines, justifies the elaboration of this monograph that had as main objective to construct methodological bases to assist the professionals of this area to contribute significantly with the actions of Ambient Education. As a secondary objective, through a more holistic perspective of perception it was intended to innovate the relations between the Physical Education and the natural areas of the knowledge, emphasizing the educational aspects of this discipline. Through the philosophy of life Seicho-No-Ie, new perspectives of work appear. Aiming at the transformation of the individual perception for the improvement of an holistic perception of the world, in search for ideals of peace, some actions for Ambient Education are considered.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectFilosofia de vidapor
dc.subjectPráticas alternativaspor
dc.titleUtilização de práticas alternativas da filosofia de vida Seicho-No-Ie voltadas para ações de educação ambientalpor
dc.title.alternativeUse of practical alternatives of the philosophy of life seicho-no-ie directed toward action of ambient educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA crise ambiental estabelecida requer uma educação transformadora e com esse ideal têm-se as propostas da Educação Ambiental na qual se encontram exigências como o autoconhecimento e o aprimoramento das percepções. Diante dessa questão, esta monografia resgata aspectos filosóficos da Educação Física que relacionados as necessidades educacionais atuais supõe-se contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das percepções. Como ferramenta para o desenvolvimento de trabalhos voltados a transformação do pensamento moderno, apresentam-se algumas práticas alternativas trazidas pelos ensinamentos educacionais da Seicho-No-Ie, uma filosofia de vida prática com aspecto religioso que visa desenvolver o ser humano em harmonia com a natureza divina. A carência de trabalhos reflexivos que abordem o homem como um ser uno, nas dimensões física, espiritual e psíquica, na disciplina de Educação Física, justifica a elaboração dessa monografia que teve como objetivo principal construir bases metodológicas para auxiliar os profissionais dessa área a contribuírem significativamente com as ações de Educação Ambiental. Como objetivo secundário, através de uma perspectiva mais holística de percepção pretendeu-se inovar as relações entre a Educação Física e as áreas naturais do conhecimento, enfatizando os aspectos educacionais dessa disciplina. Através da filosofia de vida Seicho-No-Ie, surgem novas perspectivas de trabalho e visando a transformação da percepção individual para o aprimoramento da percepção holística do mundo e em busca dos ideais de paz, propõem-se algumas práticas para ações de Educação Ambiental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto