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dc.contributor.advisorDegrandi, José Odim
dc.creatorVeiga, Thais Louise Dias
dc.date.accessioned2019-08-15T14:10:44Z
dc.date.available2019-08-15T14:10:44Z
dc.date.issued2012-12-22
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17935
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe propose boarding by this research is In analysis tools that demonstrate the importance of expanding more and more participation of civil society in search of decisions that may lead to guidelines of a true national development project and Education Tax. It is intended to reflect here that ignorance is the main cause of the failure of society on issues of interest, and to this end, consider the Audit Education as a tool to promote community involvement in order to intensify the exercise of citizenship. The reference for the constructions put forward comes from the National Program Taxpayer Education (PNEF), developed by the Ministry of Finance, in this context, boarding the themes developed here, with the aim of raising the public importance of their participation in the social context, especially in as regards the management of public policy and control the implementation of public spending. Based on the analyzed case, the problem of democratic deficit is shown so that people move from the position of mere spectators of participatory agents of measures that meet their needs as the goal to reveal to society the means of rights and duties that have to collaborate with the greater development of their community. The present conditions reveal a landscape of alienation among individuals in collective affairs, which is inconsistent with the democratic political landscape that we are part, intending to educate the Education Tax practice of citizenship with regard to the realization of democracy, giving prominence to social control public administration to promote a more significant social responsibility for a transparent fiscal framework.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação fiscalpor
dc.subjectParticipação popularpor
dc.subjectControle socialpor
dc.subjectPNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal)por
dc.subjectEducation taxeng
dc.subjectPopular participationeng
dc.titleEducação fiscal: democratização e transparência na gestão pública municipalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoA proposta abordada pela presente pesquisa versa sobre análise de ferramentas que demonstrem a importância em ampliar cada vez mais a participação da sociedade civil na busca de decisões que possam gerar diretrizes de um verdadeiro projeto nacional de desenvolvimento e Educação Fiscal. Pretende-se refletir aqui que o desconhecimento é a principal causa da omissão da sociedade em relação a assuntos de seu interesse e, para tanto, considerar a Educação Fiscal como instrumento para promover o envolvimento da população, no sentido de intensificar o exercício da cidadania. A referência para as construções aduzidas advém do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), desenvolvido pelo Ministério da Fazenda, nesse contexto, abordando a temática aqui desenvolvida, com a finalidade de despertar no cidadão a importância da sua participação no contexto social, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento das políticas públicas e no controle da aplicação dos gastos públicos. Partindo do caso analisado, a problemática do déficit democrático é trabalhada para que os cidadãos passem da posição de meros expectadores a de agentes participativos das medidas que atendam às suas necessidades já que o objetivo é revelar à sociedade os meios de direitos e deveres que possuem para colaborar com o desenvolvimento maior da sua comunidade. As circunstâncias atuais revelam uma paisagem de desinteresse dos indivíduos em assuntos coletivos, o que não condiz com o cenário político democrático que fazemos parte, pretendendo com a Educação Fiscal conscientizar o exercício da cidadania no que concerne à materialização da democracia, dando relevância ao controle social da gestão pública a fim de promover de forma mais significativa, a responsabilidade social para um contexto fiscal transparente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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