Desafio para a gestão democrática: aproximar os pais da escola
Abstract
Este trabalho de conclusão tem como tema Escola, Família e Gestão Escolar, e como objetivo geral pesquisar sobre a importância da participação da familia no contexto escolar de seus filhos, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Parreiras, Tio Hugo-RS. Para a realização desta pesquisa de cunho qualitativo foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, onde num primeiro momento procurou-se descrever uma concepção sobre a aprendizagem, em seguida sobre a importância da família no desenvolvimento integral da criança, tendo em vista que é com a participação da família que a criança vai se sentir mais confiante e feliz, resultando na otimização da apredizagem. Após tratou-se sobre a importância do trabalho da Gestão Democrática, proporcionando um trabalho coletivo, através de um Projeto Político Pedagógico Democrático que possibilite a troca. A partir da pesquisa inicial foram levantados dados através de entrevistas realizadas com pais e gestores. A análise dos dados com base em Oliveira (2006), Macedo(2002), Paro (2000), Lück (2006), nos leva a constatar e confirmar que a presença dos pais na vida escolar de seus filhos é de fundamental importância para o sucesso na aprendizagem e que o trabalho da Gestão Escolar e professores precisa ser melhorado, com vistas a novas possibilidades de aproximar mais os pais da escola.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: