O docente como agente de inovação tecnológica: um estudo de caso
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Data
2007-08-13Autor
Viana, Gilberto Fladimar Rodrigues
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Este trabalho tem por objetivo a identificação de situações que tenham implicação direta ou indireta dos professores do Curso de Desenho Industrial em relação à atividade de coordenação de projetos e, também, em relação à sua produção intelectual, registrada na Instituição, com ênfase em inovação tecnológica. Neste trabalho, foram utilizadas informações a respeito de projetos, obtidas através do acesso a documentos institucionais e de relatórios do banco de dados da UFSM. Também foi aplicado um questionário dirigido aos professores, com vínculo direto ao Curso de Desenho Industrial. A partir da análise dos levantamentos, dos relatórios e do questionário aplicado aos professores, conclui-se que os professores têm domínio sobre o assunto “inovação tecnológica”, mas quanto às questões legais no âmbito da UFSM, muitos desconhecem. Referente aos projetos de ensino e de pesquisa coordenados pelos professores desse Curso, os números são bastante expressivos. Quanto aos de extensão, se apresentam em pequeno número. Com relação à formação dos docentes, observa-se uma diversidade na formação de graduação, já na formação de pós-graduação tem-se uma concentração na área de Engenharia de Produção. Com isso, observa-se que algumas medidas poderiam vir a ser tomadas, considerando as situações acima citadas, bem como a novos aspectos que foram detectados ao longo deste trabalho. Portanto, os resultados obtidos podem ser considerados como referencial ou exemplo para outras unidades e instituições de ensino.
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