dc.creator | Beuron, Thiago Antonio | |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T18:20:13Z | |
dc.date.available | 2019-08-21T18:20:13Z | |
dc.date.issued | 2016-01-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17983 | |
dc.description.abstract | Universities, an organizational complex type, are continuously required to contribute to the
discussion of sustainability, mainly because it is an educational environment and not just
productive, as the industries and other sectors. These institutions have the ability to
encourage the transformation of society to a more sustainable development through a
reorientation of existing education systems and structures and expanding the focus of
curriculum and education practices for new configurations that meet the formal context, nonformal
and informal, as well as the workplace, further education and public awareness
(UNESCO, 2014). The period established as the Decade of Education for Sustainable
Development (2005-2014) has enabled many advances in the area, but further changes are
necessary in the curriculum, in teaching practices and research conducted. In this scenario,
some institutions have realized the potential of the campus as a laboratory for practical
initiatives for sustainability, creating a sustainable ethos. The campus where there is concern
about the impact of operations by reducing consumption and the propagation of sustainable
value to society sets what you want to call a Green University or Green campus. In line with
these concepts, this study investigated the environmental influences on the capabilities of the
academic community. The objective was to understand the contribution of a Green University
model to the competences and behaviors of the academic community (students, teachers
and technicians) for sustainability. And for this purpose, a case study was conducted in the
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, making use of qualitative and
quantitative methods and techniques. The qualitative results characterize what is proposed
to be call a Green or Sustainable University, emphasizing the environmental management
system of the institution and the Applied Sustainability in different Schools. The quantitative
results explore a survey of the academic community, drawing on a sample of 1.054
questionnaires. In the findings, a description of the set of generic competences for
sustainability and ecological behaviors is presented by the academic community. Also
analyzed was the relationship between ecological behaviors, competences for sustainability
and contributions to environmental variables. Finally, we present three significant models that
explain the university's contribution to the behavior, the university's contribution to the
competences and the perception of Green University. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Universidade verde | por |
dc.subject | Educação superior para a sustentabilidade | por |
dc.subject | Comportamentos ecológicos | por |
dc.subject | Competências para a sustentabilidade | por |
dc.subject | Green university | eng |
dc.subject | Higher education for sustainability | eng |
dc.subject | Ecological behavior | eng |
dc.subject | Competences for sustainability | eng |
dc.title | Contribuições para um modelo de universidade verde: competências e comportamentos para a sustentabilidade | por |
dc.title.alternative | Contributions to a model of green university: competences and behaviours for sustainability | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | As universidades, um tipo complexo de organização, são continuamente exigidas a
contribuir para a discussão da sustentabilidade, principalmente por se tratar de um ambiente
educativo e não simplesmente produtivo, como as indústrias e outros setores. Essas
instituições têm a possibilidade de incentivar a transformação da sociedade para um
desenvolvimento mais sustentável, através de uma reorientação dos sistemas de ensino e
estruturas e da ampliação do foco das práticas curriculares e de ensino existentes para
novas configurações que alcancem o contexto formal, não formal e informal, bem como o
local de trabalho, a educação para adultos e a conscientização pública (UNESCO, 2014). O
período estabelecido como a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
(2005-2014) possibilitou muitos avanços na área, mas ainda são necessárias mudanças nos
currículos, nas práticas de ensino e nas pesquisas realizadas. Diante desse cenário,
algumas instituições já perceberam o potencial do campus como um laboratório para a
prática de iniciativas para a sustentabilidade, criando um ethos sustentável. O campus no
qual existe a preocupação com o impacto das operações, com a redução de consumos e
com a propagação de valores sustentáveis para sociedade configura o que se pretende
chamar de Universidade Verde ou campus Verde. Alinhado a esses conceitos, este estudo
buscou investigar as influências do ambiente nas capacidades da comunidade acadêmica.
Teve por objetivo geral compreender a contribuição de um modelo de Universidade Verde
para as competências e para os comportamentos da comunidade acadêmica (alunos,
docentes e técnicos) em prol da sustentabilidade. E, para esse fim, realizou um estudo de
caso na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, valendo-se de métodos e
técnicas qualitativas e quantitativas. Os resultados qualitativos caracterizam o que se propõe
chamar de Universidade Verde ou Sustentável, dando ênfase ao Sistema de Gestão
Ambiental da Instituição e a Sustentabilidade Aplicada nas diferentes Escolas. Os resultados
quantitativos exploram um levantamento realizado com a comunidade acadêmica, valendose
de uma amostra de 1054 questionários. Entre os achados estão descritos o conjunto de
competências genéricas para a sustentabilidade e os comportamentos ecológicos
apresentados pela comunidade acadêmica. São analisadas, ainda, as relações entre os
comportamentos ecológicos, competências para a sustentabilidade e contribuições de
variáveis ambientais. Por fim, são apresentados três modelos significativos que explicam a
contribuição da universidade para os comportamentos, a contribuição da universidade para
as competências e a percepção de universidade Verde. | por |
dc.contributor.advisor1 | Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6101538332418762 | por |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Clandia Maffini | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2010827580929023 | por |
dc.contributor.referee2 | Trevisan, Marcelo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9922211479866264 | por |
dc.contributor.referee3 | Brandli, Luciana Londero | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4109261310326480 | por |
dc.contributor.referee4 | Venzke, Cláudio Senna | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6162789934377303 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3128023764035312 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |