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dc.contributor.advisorViana, Luciana Erina Palma
dc.creatorGaspary, Felipe de Lima
dc.date.accessioned2019-08-26T11:24:58Z
dc.date.available2019-08-26T11:24:58Z
dc.date.issued2019-07-16
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18008
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe inclusion of students with disabilities in Brazil is guaranteed through laws. However, this process is still a great challenge in the country. This present study aims to analyze the perception of those students about physical education classes, as well as their inclusion in such classes, searching the comprehension of their expectations, wills and disappointments. Regarding methodology, interviews were used as an instrument of data collecting, composed of a script of semi-structured questions. Five students with physical/motor or sensorial (visual or hearing) disabilities, from elementary public schools in Rio Grande do Sul’s countryside, took part in the study. As a result, it has been verified the participation of all students during physical education classes. It has been noted that the games were their activities of preference, in which they took part with more ease, meanwhile activities that required running brought about more difficulties. The students sustain good relationships with their classmates and would rather perform activities with their friends. Only two students performed physical or sportive activities out of the classes. Despite the way they would like the class to be, the students reported that there should be wider spaces and a bigger amount and variety of tools and games. It is hoped that this study will collaborate with the inclusion process, giving visibility to students with disabilities in Physical Education classes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectEducational inclusioneng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectDisabilityeng
dc.titleEducação física e inclusão: perspectivas a partir da percepção de alunos com deficiênciapor
dc.title.alternativePhysical Education and inclusion: perspectives through the perception of students with disabilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoA inclusão de alunos com deficiência no Brasil é garantida através de leis. No entanto, este processo ainda é um grande desafio no país. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de alunos com deficiência sobre as aulas de Educação Física, assim como a inclusão dos mesmos em tais aulas, buscando-se compreender suas expectativas, vontades e desapontamentos. Metodologicamente utilizou-se como instrumento para a coleta de dados a entrevista, composta por um roteiro de perguntas semiestruturadas. Participaram do estudo, cinco alunos do ensino fundamental de escolas da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do RS que possuem deficiência física/motora ou sensorial (visual ou auditiva). Como resultados, verificou-se a participação de todos os alunos nas aulas de Educação Física. Observou-se que as brincadeiras eram as atividades de sua preferência, e nas quais participavam com mais facilidade, enquanto atividades que exigiam correr traziam mais dificuldades. Os alunos mantêm boas relações com os colegas e preferem realizar atividades com os amigos. Apenas dois estudantes realizam atividades físicas ou esportivas fora das aulas de Educação Física. A respeito do modo como gostariam que fossem as aulas, os alunos responderam que deveria haver espaços mais amplos e maior numero e variedade de materiais e brincadeiras. Dessa forma, espera se que esse estudo colabore com o processo de inclusão, e possa dar visibilidade aos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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