Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaraschin, Mariglei Severo
dc.creatorWorst, Tatiane Altmayer
dc.date.accessioned2019-08-26T12:34:34Z
dc.date.available2019-08-26T12:34:34Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18012
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe study consist in a reflection about the process of the education in city of Victor Graeff, having how principal subject the Fundamental Education Final Grades and what think the teachers about the clientele and the support received of the Municipal Secretary of the Education, instrument responsible by technical an pedagogic support offered to the schools, to teachers, pupils and parents of the municipal net of teaching. In this search stand out the interdiscipline, a instrument by extreme importance to the pedagogic work of the schools, search also show the importance gived by the municipality about the subject. Then the investigation have the objective by demonstrate hesitations that guides the teachers relatings your autonomy in the classroom with base in the values and rules imposeds by the society and school, in the that respect to the your pedagogic produce. For the best analysis of the study, utilized bibliographic source, interviews and analysis of the documents as school regiment. The study decided that there are failures in teaching sector and learning sector in the school environment, this is, both teachers mistakes by the impose your authority in the presence of your pupils as well as the pupils mistake by the challenge the teachers in classroom, taking rude and embarrassed attitudes. So, in the classroom must be an colleague environment and of change among educator and pupil for that the teaching returned pleasure and useful and the learning happen. For this report in the environment school is necessary the participation of the school administration, because believed that throught of the support, of the work in team and of the incentive to the formation the managers cooperate expressivement by the autonomy the teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino fundamental séries finaispor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectBasic education final gradeseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectPupileng
dc.subjectSchool communityeng
dc.titleA autonomia do professor de ensino fundamental séries finais em relação a seus alunospor
dc.title.alternativeThe autonomy of the teacher of basic education final grades for their studentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO estudo consiste numa reflexão sobre o andamento da educação no município de Victor Graeff, tendo como principal enfoque o ensino fundamental séries finais e o que pensam os educadores sobre a clientela e o apoio recebido da Secretaria Municipal da Educação, órgão responsável pelo suporte técnico e pedagógico, oferecido às escolas, para professores, alunos e pais da rede municipal de ensino. Nesta pesquisa destaca-se a interdisciplinaridade, um fator de extrema importância para o trabalho pedagógico das escolas, procura-se também mostrar a importância dada pelo município sobre o tema. Portanto a investigação tem o objetivo de apontar dúvidas que norteiam os professores quanto a sua autonomia em sala de aula, com base nos valores e limites impostos pela sociedade e escola, no que diz respeito ao seu fazer pedagógico. Para uma melhor análise do estudo, utilizou-se fontes bibliográficas, questionários e análise de documentos como o regimento escolar. O estudo concluiu que há falhas no setor do ensino e de aprendizagem no meio escolar, isto é, tanto professores erram ao impor o seu poder perante seus alunos como também os alunos erram ao desafiarem os professores em sala de aula, tomando atitudes grosseiras e constrangedoras. Assim, na sala de aula deve haver um ambiente de companheirismo e de troca entre educador e educando para que o ensino se torne prazeroso e útil e a aprendizagem aconteça. Para essa relação fluir no ambiente escolar é necessário a participação da gestão escolar, pois acredita-se que através do apoio, do trabalho em equipe e do incentivo a formação os gestores contribuem significativamente para a autonomia do professor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto