dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Worst, Tatiane Altmayer | |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T12:34:34Z | |
dc.date.available | 2019-08-26T12:34:34Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18012 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The study consist in a reflection about the process of the education in city of Victor
Graeff, having how principal subject the Fundamental Education Final Grades and
what think the teachers about the clientele and the support received of the Municipal
Secretary of the Education, instrument responsible by technical an pedagogic
support offered to the schools, to teachers, pupils and parents of the municipal net of
teaching. In this search stand out the interdiscipline, a instrument by extreme
importance to the pedagogic work of the schools, search also show the importance
gived by the municipality about the subject. Then the investigation have the objective
by demonstrate hesitations that guides the teachers relatings your autonomy in the
classroom with base in the values and rules imposeds by the society and school, in
the that respect to the your pedagogic produce. For the best analysis of the study,
utilized bibliographic source, interviews and analysis of the documents as school
regiment. The study decided that there are failures in teaching sector and learning
sector in the school environment, this is, both teachers mistakes by the impose your
authority in the presence of your pupils as well as the pupils mistake by the challenge
the teachers in classroom, taking rude and embarrassed attitudes. So, in the
classroom must be an colleague environment and of change among educator and
pupil for that the teaching returned pleasure and useful and the learning happen. For
this report in the environment school is necessary the participation of the school
administration, because believed that throught of the support, of the work in team
and of the incentive to the formation the managers cooperate expressivement by the autonomy the teacher. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino fundamental séries finais | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Aluno | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Basic education final grades | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.subject | Pupil | eng |
dc.subject | School community | eng |
dc.title | A autonomia do professor de ensino fundamental séries finais em relação a seus alunos | por |
dc.title.alternative | The autonomy of the teacher of basic education final grades for their students | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O estudo consiste numa reflexão sobre o andamento da educação no município de
Victor Graeff, tendo como principal enfoque o ensino fundamental séries finais e o
que pensam os educadores sobre a clientela e o apoio recebido da Secretaria
Municipal da Educação, órgão responsável pelo suporte técnico e pedagógico,
oferecido às escolas, para professores, alunos e pais da rede municipal de ensino.
Nesta pesquisa destaca-se a interdisciplinaridade, um fator de extrema importância
para o trabalho pedagógico das escolas, procura-se também mostrar a importância
dada pelo município sobre o tema. Portanto a investigação tem o objetivo de apontar
dúvidas que norteiam os professores quanto a sua autonomia em sala de aula, com
base nos valores e limites impostos pela sociedade e escola, no que diz respeito ao
seu fazer pedagógico. Para uma melhor análise do estudo, utilizou-se fontes
bibliográficas, questionários e análise de documentos como o regimento escolar. O
estudo concluiu que há falhas no setor do ensino e de aprendizagem no meio
escolar, isto é, tanto professores erram ao impor o seu poder perante seus alunos
como também os alunos erram ao desafiarem os professores em sala de aula,
tomando atitudes grosseiras e constrangedoras. Assim, na sala de aula deve haver
um ambiente de companheirismo e de troca entre educador e educando para que o
ensino se torne prazeroso e útil e a aprendizagem aconteça. Para essa relação fluir
no ambiente escolar é necessário a participação da gestão escolar, pois acredita-se
que através do apoio, do trabalho em equipe e do incentivo a formação os gestores
contribuem significativamente para a autonomia do professor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |