dc.contributor.advisor | Hillig, Clayton | |
dc.creator | Vinadé, Juliana Barrios | |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T15:06:27Z | |
dc.date.available | 2019-08-26T15:06:27Z | |
dc.date.issued | 2011-03-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18020 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2011. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Artes visuais | por |
dc.subject | Arte-educação | por |
dc.subject | Arte-educação ambiental | por |
dc.subject | Educação não-formal | por |
dc.title | Arte-educação: as possibilidades a partir das ações de Frans Krajcberg como instrumento da prática da educação ambiental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa sugerir uma prática de educação ambiental capaz
de resgatar e reconsiderar o sujeito em sua capacidade criativa e sensível,
através da vivência de experiências sistematizadas de caráter social, cultural e
político. Propõe uma análise das ideologias que orientam a ação de
desenvolvimento do homem e seu potencial criativo, através de uma educação
ambiental que promova e se constitua como um processo de transformação da
sociedade, desencadeado pela consciência crítica e de ações concretas, a fim
de viabilizar o desenvolvimento da sensibilização, da percepção estética para a
preservação do meio ambiente, através de uma reflexão sobre posturas e idéias
que mostrem a questão sócio-ambiental, pode e deve ser vista e trabalhada com
a arte como instrumento que provoca comoção, emoção, o inesperado e a
surpresa ao despertar o reconhecimento do indivíduo, de nossas atitudes e de
nosso meio. Trata-se não só da articulação Arte/ Educação Ambiental/
Educação Não-Formal, mas também da relação destes entre sujeito, sociedade
e cultura. A fruição do sensível apresenta-se aqui como valor da cultura
contemporânea, que tem como característica exigir, conhecer, ver e sentir os
objetos que lhes são apresentados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |