dc.contributor.advisor | Jacobi, Luciane Flores | |
dc.creator | Venturini, José Forsin | |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T13:34:39Z | |
dc.date.available | 2019-08-27T13:34:39Z | |
dc.date.issued | 2011-07-19 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18035 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The tourism activity is constantly growing and has a prominent position in the global
economy. The competition between touristic destinations creates the need for researches that
show the characteristics, the demand and the tourist satisfaction. In this way, the present
quantitative and exploratory study aims at analyzing the profile characteristics and the
satisfaction of the tourists at the city of Santa Maria, RS, during the period between August
and December 2010. From the appliance of a questionnaire, a data base of 306 individuals
was built and, this data was the base for a descriptive statistical analysis. Most of the tourists
come from neighbor cities, they travel for business and events, usually stay around 5 days and
spend about 132 Reais a day, most of them do not know any source of touristic information in
the city and, the main activity in spare time is to walk around the city. In their evaluation of
the city, the negative points were the airport and the touristic information quality, while
receiving form and the city in general were the most positive points. The tourist genre has a
significant association with “travel purpose”, “spare time activity” and “reasons that would
bring more coming back to town”. It was possible to observe that different interview places
influenced in the sample composition. We hope that this study may help public and private
sectors to plan strategic actions focusing on the tourist satisfaction. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Turismo | por |
dc.subject | Oferta turística | por |
dc.subject | Estatística descritiva | por |
dc.subject | Tourism | eng |
dc.subject | Tourism offer | eng |
dc.subject | Descriptive statistics | eng |
dc.title | Caracterização dos turistas de Santa Maria, RS | por |
dc.title.alternative | Tourist characterization in Santa Maria, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estatística e Modelagem Quantitativa | por |
dc.description.resumo | A atividade turística está em constante crescimento e ocupa uma posição de destaque
na economia mundial. A concorrência entre destinos turísticos gera a necessidade de
pesquisas que mostrem as características, a demanda e a satisfação do turista. Nesse sentido,
este estudo quantitativo e exploratório tem por finalidade analisar as características de perfil e
satisfação dos turistas na cidade de Santa Maria, RS, no período compreendido entre agosto e
dezembro de 2010. Com a aplicação de um questionário, foi elaborado um banco de dados de
306 pessoas, servindo de base para uma análise estatística descritiva. Os turistas são em
maioria oriundos de municípios vizinhos, viajam principalmente para eventos e negócios, em
média permanecem 5 dias e gastam diariamente cerca de 132 reais, a grande maioria não
conhece fontes de informação turística na cidade e a principal atividade feita por eles nas
horas vagas é o passeio. Na avaliação da cidade, os itens que mais desagradaram foram o
aeroporto e a qualidade das informação turísticas, sendo que a recepção e a cidade no geral
foram os que agradaram. O gênero do turista obteve uma associação significativa com o
“motivo de viagem”, “atividade feita nas horas vagas”, e “atrativo que ocasionaria mais
retorno à cidade”. Observou-se que diferentes locais de entrevista influenciaram na
composição da amostra. Espera-se que esse trabalho sirva para auxiliar o poder público e
privado a planejar ações estratégicas visando à satisfação do turista. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |