Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJacobi, Luciane Flores
dc.creatorVenturini, José Forsin
dc.date.accessioned2019-08-27T13:34:39Z
dc.date.available2019-08-27T13:34:39Z
dc.date.issued2011-07-19
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18035
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe tourism activity is constantly growing and has a prominent position in the global economy. The competition between touristic destinations creates the need for researches that show the characteristics, the demand and the tourist satisfaction. In this way, the present quantitative and exploratory study aims at analyzing the profile characteristics and the satisfaction of the tourists at the city of Santa Maria, RS, during the period between August and December 2010. From the appliance of a questionnaire, a data base of 306 individuals was built and, this data was the base for a descriptive statistical analysis. Most of the tourists come from neighbor cities, they travel for business and events, usually stay around 5 days and spend about 132 Reais a day, most of them do not know any source of touristic information in the city and, the main activity in spare time is to walk around the city. In their evaluation of the city, the negative points were the airport and the touristic information quality, while receiving form and the city in general were the most positive points. The tourist genre has a significant association with “travel purpose”, “spare time activity” and “reasons that would bring more coming back to town”. It was possible to observe that different interview places influenced in the sample composition. We hope that this study may help public and private sectors to plan strategic actions focusing on the tourist satisfaction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTurismopor
dc.subjectOferta turísticapor
dc.subjectEstatística descritivapor
dc.subjectTourismeng
dc.subjectTourism offereng
dc.subjectDescriptive statisticseng
dc.titleCaracterização dos turistas de Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativeTourist characterization in Santa Maria, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoA atividade turística está em constante crescimento e ocupa uma posição de destaque na economia mundial. A concorrência entre destinos turísticos gera a necessidade de pesquisas que mostrem as características, a demanda e a satisfação do turista. Nesse sentido, este estudo quantitativo e exploratório tem por finalidade analisar as características de perfil e satisfação dos turistas na cidade de Santa Maria, RS, no período compreendido entre agosto e dezembro de 2010. Com a aplicação de um questionário, foi elaborado um banco de dados de 306 pessoas, servindo de base para uma análise estatística descritiva. Os turistas são em maioria oriundos de municípios vizinhos, viajam principalmente para eventos e negócios, em média permanecem 5 dias e gastam diariamente cerca de 132 reais, a grande maioria não conhece fontes de informação turística na cidade e a principal atividade feita por eles nas horas vagas é o passeio. Na avaliação da cidade, os itens que mais desagradaram foram o aeroporto e a qualidade das informação turísticas, sendo que a recepção e a cidade no geral foram os que agradaram. O gênero do turista obteve uma associação significativa com o “motivo de viagem”, “atividade feita nas horas vagas”, e “atrativo que ocasionaria mais retorno à cidade”. Observou-se que diferentes locais de entrevista influenciaram na composição da amostra. Espera-se que esse trabalho sirva para auxiliar o poder público e privado a planejar ações estratégicas visando à satisfação do turista.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto