O pedagogo como gestor
Resumo
Este trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional
oferecido na modalidade a distância pela Universidade Federal de Santa Maria teve como tema a
formação do Pedagogo para a atuação como gestor escolar. A problemática que deu origem ao
estudo foi: ”Pedagogos formados a partir da vigência das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para
o Curso de Pedagogia (Resolução 01/06 do Conselho Nacional de Educação) estão igualmente
habilitados para a docência e a gestão escolar?” O estudo apresenta e analisa resultados de uma
pesquisa de campo que se justifica tendo em vista a atualidade da discussão acerca da formação
dos pedagogos e meu interesse pessoal no tema é consequência do fato de eu ser uma pedagoga
formada a partir desta nova diretriz para organização curricular. O objetivo geral do estudo foi
investigar se os licenciados em Pedagogia pelo currículo vigente a partir da Resolução 01/2006
consideram-se igualmente capacitados para atuar tanto na docência quanto na gestão. Os objetivos
específicos foram: (1) investigar se a Resolução 01/06 prevê a oferta de conhecimentos e
oportunidades de forma a habilitar os futuros professores tanto para a docência como para a gestão;
(2) se os pedagogos formados a partir da vigência da Resolução 01/06 vivenciaram em seus
currículos conhecimentos, experiências e oportunidades, de forma a que se considerem habilitados
para atuação na docência e na gestão dos estabelecimentos educacionais. A fundamentação teórica
do estudo aprofundou os seguintes temas: Gestão Educacional, (PARO, 2001; LÜCK, 2006) e
Diretrizes Curriculares para os cursos de Pedagogia (Resolução 01/06 do Conselho Nacional de
Educação; GATTI, 2009; BRZEZINSKI, 1996; 1999; 2007). Para realizar a pesquisa, a metodologia
utilizada foi uma pesquisa de campo na área da educação, dentro de uma abordagem qualitativa
(LÜDKE, 1986). Os procedimentos utilizados para coleta de dados incluíram pesquisa bibliográfica e
aplicação de questionários a 3 (três) pedagogos formados pelas atuais Diretrizes Curriculares
Nacionais para os cursos de Pedagogia (GIL, 2002). A partir dos dados analisados, constatou-se que
a maior parte das entrevistadas considera insuficiente a formação específica para gestão incluída nos
atuais cursos de Pedagogia.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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