Gestão democrática e escola cidadã
Abstract
O presente trabalho objetivou analisar os limites e as possibilidades que a gestão
democrática escolar desencadeia na melhoria da qualidade da educação em uma
Escola Cidadã. A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa, em que um
Diretor e quatro Professores de uma Escola da rede de ensino municipal de
Constantina (RS) responderam a entrevista semi-estruturada. Estas foram
transcritas e analisadas aproximando-se da análise de conteúdo. O paradigma de
Escola Cidadã foi considerado um grande avanço para a melhoria na qualidade da
educação, pois se trata de uma proposta inovadora e desafiadora tanto para
gestores, professores, educandos e comunidade em geral, bem como traz a
aproximação e a participação do entorno. Portanto, a compreensão da cidadania
parte de um direito que todo ser humano possui. Para isso ele precisa estar apto e
consciente de seus direitos para exercer sua cidadania, seu poder de participar da
sociedade e da inserção em práticas sociais que envolvam seu aprendizado escolar
como formação democrática.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: