Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFajardo, Ricardo
dc.creatorVizzotto, Daniel
dc.date.accessioned2019-08-27T15:36:56Z
dc.date.available2019-08-27T15:36:56Z
dc.date.issued2011-02-04
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18041
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011.por
dc.description.abstractIn this study, it is developed the problem situation, theory and practice related to the construction of the students’ critical sense when learning Statistics, as to the curriculum of mathematical content as well as to problems of everyday life. The studying process began in the first six months, when the problem situation was posed and the necessary readings took place, such as Paulo Freire and Ole Skovsmose. The data collection (qualitative and quantitative) occurred in the last three months with the application of the Motivation Problems to a class on the sixth year of Middle School. The techniques applied in the reading, writing, critical interpretation and problem solving allowed the development of a mathematical reasoning. The conclusions show the class’ evolution. However, it is possible to extend the attained results to other learning situations, so that the critical sense may be a tool to solve curriculum problems and to the change of behavior in everyday life, as an alternative of living fully one’s citizenship and fulfilling the teacher’s as well as the students’ expectations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCritical senseeng
dc.subjectMotivation problemseng
dc.subjectMathematical reasoningeng
dc.subjectStatisticseng
dc.subjectMiddle Schooleng
dc.subjectCriticidadepor
dc.subjectProblemas motivadorespor
dc.subjectRaciocínio lógico-matemáticopor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titleO ensino da estatística no desenvolvimento da criticidade de alunos de uma escola do ensino fundamental no municipio de Montenegro, RSpor
dc.title.alternativeThe teaching of statistic in the development of a critical sense with students of a middle school in the town of Montenegro, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoNeste estudo, desenvolvem-se a problematização, a teoria e a prática interrelacionadas ao tema sobre a construção das habilidades de criticidade no ensino de estatística para a resolução de questões curriculares de matemática e problemas do cotidiano. O processo metodológico foi iniciado nos dois primeiros trimestres para se elaborar a problematização e se construir o aporte teórico com fundamentação em diversos autores, como Paulo Freire e Skovsmose. As etapas de coleta e de análise dos dados com abordagens qualitativas e quantitativas ocorreram durante o último trimestre na realização dos Problemas Motivadores, com uma turma de 7ª série do Ensino Fundamental; as técnicas empregadas na redação, leitura, interpretação crítica e resolução dos problemas possibilitaram o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e também, o alcance dos objetivos e a confirmação da hipótese da pesquisa. As conclusões mostram a evolução da turma pesquisada, entretanto podem-se ampliar os resultados específicos obtidos para outras situações de aprendizagem, para que a criticidade seja uma ferramenta para a resolução de problemas curriculares e para a reflexão e transformação da realidade cotidiana como alternativa de vivência da cidadania e a realização das expectativas de alunos e de professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto