dc.contributor.advisor | Fajardo, Ricardo | |
dc.creator | Vizzotto, Daniel | |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T15:36:56Z | |
dc.date.available | 2019-08-27T15:36:56Z | |
dc.date.issued | 2011-02-04 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18041 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | In this study, it is developed the problem situation, theory and practice related to the
construction of the students’ critical sense when learning Statistics, as to the
curriculum of mathematical content as well as to problems of everyday life. The
studying process began in the first six months, when the problem situation was
posed and the necessary readings took place, such as Paulo Freire and Ole
Skovsmose. The data collection (qualitative and quantitative) occurred in the last
three months with the application of the Motivation Problems to a class on the sixth
year of Middle School. The techniques applied in the reading, writing, critical
interpretation and problem solving allowed the development of a mathematical
reasoning. The conclusions show the class’ evolution. However, it is possible to
extend the attained results to other learning situations, so that the critical sense may
be a tool to solve curriculum problems and to the change of behavior in everyday life,
as an alternative of living fully one’s citizenship and fulfilling the teacher’s as well as
the students’ expectations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Critical sense | eng |
dc.subject | Motivation problems | eng |
dc.subject | Mathematical reasoning | eng |
dc.subject | Statistics | eng |
dc.subject | Middle School | eng |
dc.subject | Criticidade | por |
dc.subject | Problemas motivadores | por |
dc.subject | Raciocínio lógico-matemático | por |
dc.subject | Estatística | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.title | O ensino da estatística no desenvolvimento da criticidade de alunos de uma escola do ensino fundamental no municipio de Montenegro, RS | por |
dc.title.alternative | The teaching of statistic in the development of a critical sense with students of a middle school in the town of Montenegro, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Matemática | por |
dc.description.resumo | Neste estudo, desenvolvem-se a problematização, a teoria e a prática
interrelacionadas ao tema sobre a construção das habilidades de criticidade no
ensino de estatística para a resolução de questões curriculares de matemática e
problemas do cotidiano. O processo metodológico foi iniciado nos dois primeiros
trimestres para se elaborar a problematização e se construir o aporte teórico com
fundamentação em diversos autores, como Paulo Freire e Skovsmose. As etapas de
coleta e de análise dos dados com abordagens qualitativas e quantitativas
ocorreram durante o último trimestre na realização dos Problemas Motivadores, com
uma turma de 7ª série do Ensino Fundamental; as técnicas empregadas na redação,
leitura, interpretação crítica e resolução dos problemas possibilitaram o
desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e também, o alcance dos objetivos
e a confirmação da hipótese da pesquisa. As conclusões mostram a evolução da
turma pesquisada, entretanto podem-se ampliar os resultados específicos obtidos
para outras situações de aprendizagem, para que a criticidade seja uma ferramenta
para a resolução de problemas curriculares e para a reflexão e transformação da
realidade cotidiana como alternativa de vivência da cidadania e a realização das
expectativas de alunos e de professores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |