O fazer-se professor em turmas multisseriadas na região de Santa Maria/RS: desenvolvimento profissional e saberes experenciais
Abstract
Esta dissertação versa sobre o fazer-se professor em turmas multisseriadas, na
região de Santa Maria, Rio Grande do Sul, tendo como objetivo investigar como se
constitui o fazer-se professor em turmas multisseriadas, com ênfase no
desenvolvimento profissional docente e nas condições de trabalho docente. A
pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa, com base nos estudos
desenvolvidos por Bauer e Gaskell (2002), por meio da metodologia história de vida,
com ênfase nas narrativas (auto)biográficas. Como instrumentos de recolha de
informações, foram utilizadas entrevistas narrativas (auto)biográficas, o que
proporcionou recontar a trajetória pessoal e profissional das colaboradoras. O
referencial teórico foi baseado em autores que pesquisam esse assunto, entre eles
Abrahão (2006, 2008); Antunes (2001, 2007); Antunes e Ribas (2015); Cardoso e
Jacomeli (2010); Damasceno e Beserra (2004); Hage (2010a, 2010b, 2011); Bolzan
(2002); Isaia (2001); Molinari (2009); Nóvoa (1995); Ribas e Antunes (2014); Santos
(2007); Souza (2005, 2006); e Souza e Ferreira (2009). Entendo que o
desenvolvimento desta pesquisa foi de suma importância, pois possibilitou
compreender que, mesmo com tantos desafios encontrados nas escolas
multisseriadas, é por meio da/na experiência que as professoras têm se construído
profissionais que acreditam na potencialidade do trabalho frente às turmas
multisseriadas. Urge a necessidade de aumento de pesquisas envolvendo essa
temática, dando voz aos profissionais que trabalham frente às turmas
multisseriadas, os quais possuem experiências tão ricas e que merecem ser ouvidas
e compartilhadas com outros profissionais, pois acredito que esta seja uma forma de
não deixar que tais escolas padeçam do abandono, apagamento e silenciamento,
assim como é uma forma de valorizar e acreditar no trabalho desses profissionais e
contribuir para a desconstrução da visão errônea que se tem em meio às escolas
multisseriadas.
Collections
The following license files are associated with this item: