dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Ventura, Wanderley Cláudio | |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T13:41:55Z | |
dc.date.available | 2019-08-28T13:41:55Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18055 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | In this paper focus is given to the results of a literature search, which served for the
better understanding of the reality experienced by the public school, and made use of
the ideas of several authors on some issues relevant to the progress of public
education, such as the participatory school management , meetings and
misunderstandings of public education, the collegiate bodies. The work also presents
and discusses important topics as: the reorganization of the school through its
autonomy, driven by ethics and citizenship far as the inclusion of knowledge systems,
educational political project. The literature investigated and which served as reference
for this work which was researched and important works of theorists: Demo (2001),
Luckesi (1994), Belloni (2001), Bordignon (1995) and other related, is among one of its
goals to give opportunity, without being arrogant, that work to potential readers a better
understanding of the issues relating to the school that will inevitably promote a more
healthy life in future school work. We emphasize in this study, clear and objective
discussions on the situation in public schools, whether state or municipal, which is the
same regardless of which area the school is located. There are several debates, and
increasingly frequent, involving disturbing questions about the Brazilian education, that
is, its advances, setbacks and structures. However, we know that in most cases, are
merely discussions, which, flush with the lack of practice time. We wish that this work,
monographic has great importance for lifting the quality of public school education in
Brazil as a contribution to the debate on the various issues that surround the institution
responsible for providing the processing of citizenship. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Participatory management | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | Gestão escolar e participativa numa perspectiva democrática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho é dado enfoque aos resultados de uma pesquisa bibliográfica, que serviu para o
maior conhecimento da realidade vivida pela escola pública, sendo feito uso das idéias de
diversos autores sobre algumas questões relevantes ao andamento do ensino público, tais como: a
gestão escolar participativa, encontros e desencontros da educação pública, os organismos
colegiados. O trabalho ainda apresenta e discute temas importantes como: a reorganização da
escola por meio de sua autonomia, movido pela ética e cidadania que se refere a inclusão do
saber sistêmico, o projeto político pedagógico. A bibliografia investigada e que serviu de
referencial para este trabalho na qual foram pesquisadas obras importantes de teóricos como:
Demo (2001), Luckesi (1994), Belloni (2001), Bordignon (1995) e demais relacionados, tem
entre um de seus objetivos, dar oportunidade, sem sermos prepotentes, aos possíveis leitores
desse trabalho um maior conhecimento sobre as questões referentes ao contexto escolar que,
inevitavelmente, promoverão uma vivência mais saudável nos futuros trabalhos escolares.
Enfatizamos nesta pesquisa, discussões claras e objetivas sobre a situação existente nas escolas
públicas, sejam estaduais ou municipais, que é a mesma independente da esfera a qual a escola se
encontra. Vários são os debates, e cada vez mais freqüentes, envolvendo questões inquietantes
sobre a educação brasileira, isto é, seus avanços, recuos e estruturas. No entanto, sabemos que, na
maioria das vezes, são apenas meras discussões, as quais, esvaziam-se com o tempo pela falta da
prática. Queremos, que este trabalho, monográfico tenha grande relevância para elevação da
qualidade na educação da escola pública brasileira enquanto contribuição para o constante debate
dos vários aspectos que cercam esta instituição responsável por proporcionar o aperfeiçoamento
da cidadania. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |