Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorVieira, Rita de Cássia Velasques
dc.date.accessioned2019-08-30T13:29:04Z
dc.date.available2019-08-30T13:29:04Z
dc.date.issued2007-12-01
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18088
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe art is a knowledge constructed for the man through times, being one of the ways who allows to the communication between individuals, making possible the understanding of the world of the cultures and ours, in particular. The descriptioncultural conception of learning associates the incorporation of the technologies in practical the pedagogical one as mediating instruments in the learning. With this agreement and believing that the education of the Art with the support of the computational systems, for generating new forms of access the information and to produce knowledge, motivates the pupil to know and to study art, carries through a case study, in the context of a Special School. We observe a pupil with mental deficiency, presenting a retardation in the learning, informatizado environment. Analyzing the collected data we perceive that the pupils associate the use of the computer with the learning process, with the knowledge. The art is being seen as knowledge, as something that can be learned, for a good number of pupils. As something that has that to be understood, enjoyed, decoded.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectDeficiência mentalpor
dc.subjectComputer scienceeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectArteng
dc.subjectMental deficiencyeng
dc.titleA informática como apoio no ensino da arte para o aluno com deficiência mentalpor
dc.title.alternativeComputer science as support in ensino of the art for the pupil with mental deficiencyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial, EaDpor
dc.description.resumoA arte é um conhecimento construído pelo homem através dos tempos, sendo um dos meios que permite a comunicação entre indivíduos, possibilitando a compreensão do mundo das culturas e o nosso, em particular. A concepção histórico-cultural de aprendizagem associa a incorporação das tecnologias na prática pedagógica como instrumentos mediadores no aprendizado. Com esse entendimento e acreditando que o ensino da Arte como suporte dos sistemas computacionais, por gerarem novas formas de acesso as informações e de produzir conhecimento, motiva o aluno a conhecer e estudar arte, realizamos um estudo de caso, no contexto de uma Escola Especial. Observamos um aluno com deficiência mental, apresentando déficit na aprendizagem, em ambiente informatizado. Analisando os dados coletados percebemos que o aluno associa o uso do computador com o processo de aprendizagem, com o conhecimento. A arte está sendo vista como conhecimento, como algo que pode ser aprendido, por um bom número de alunos. Como algo que tem que ser entendido, fruído, decodificado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Especial - EaD [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial- EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto