dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Vieira, Rita de Cássia Velasques | |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T13:29:04Z | |
dc.date.available | 2019-08-30T13:29:04Z | |
dc.date.issued | 2007-12-01 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18088 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The art is a knowledge constructed for the man through times, being one of the ways
who allows to the communication between individuals, making possible the
understanding of the world of the cultures and ours, in particular. The descriptioncultural
conception of learning associates the incorporation of the technologies in
practical the pedagogical one as mediating instruments in the learning. With this
agreement and believing that the education of the Art with the support of the
computational systems, for generating new forms of access the information and to
produce knowledge, motivates the pupil to know and to study art, carries through a case
study, in the context of a Special School. We observe a pupil with mental deficiency,
presenting a retardation in the learning, informatizado environment. Analyzing the
collected data we perceive that the pupils associate the use of the computer with the
learning process, with the knowledge. The art is being seen as knowledge, as
something that can be learned, for a good number of pupils. As something that has that
to be understood, enjoyed, decoded. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Deficiência mental | por |
dc.subject | Computer science | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Art | eng |
dc.subject | Mental deficiency | eng |
dc.title | A informática como apoio no ensino da arte para o aluno com deficiência mental | por |
dc.title.alternative | Computer science as support in ensino of the art for the pupil with mental deficiency | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial, EaD | por |
dc.description.resumo | A arte é um conhecimento construído pelo homem através dos tempos, sendo um dos
meios que permite a comunicação entre indivíduos, possibilitando a compreensão do
mundo das culturas e o nosso, em particular. A concepção histórico-cultural de
aprendizagem associa a incorporação das tecnologias na prática pedagógica como
instrumentos mediadores no aprendizado. Com esse entendimento e acreditando que o
ensino da Arte como suporte dos sistemas computacionais, por gerarem novas formas
de acesso as informações e de produzir conhecimento, motiva o aluno a conhecer e
estudar arte, realizamos um estudo de caso, no contexto de uma Escola Especial.
Observamos um aluno com deficiência mental, apresentando déficit na aprendizagem,
em ambiente informatizado. Analisando os dados coletados percebemos que o aluno
associa o uso do computador com o processo de aprendizagem, com o conhecimento.
A arte está sendo vista como conhecimento, como algo que pode ser aprendido, por um
bom número de alunos. Como algo que tem que ser entendido, fruído, decodificado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |