dc.contributor.advisor | Lourega, Luciana Vescia | |
dc.creator | Foletto, Maria Rosalina da Trindade | |
dc.date.accessioned | 2016-06-30T13:50:15Z | |
dc.date.available | 2016-06-30T13:50:15Z | |
dc.date.issued | 2011-10-29 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1808 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article is intended to report the experience that the school and school community are having
with students with disabilities (PNEs).Receiving multiple handicapped students caused the school
to mobilize fully changing the routine work of educators and learners in order to provide a
differentiated service that which until then was used to perform. The school as a democratic and
participatory space also be a main goal of space inclusive, team manager for development of the
person in the exercise of citizenship. Computer use by students with disabilities came to contribute
in teaching learning of students. In reflection of the Group of teachers who participated in the many
Curriculum Adaptation actions were effective, changes were made and the pedagogical political
project was reworked. The use of information and communication technologies was instrumental in
drafting the necessary adaptations necessary to ensure that PNES feel included and attendees of
the school community. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | PNE's (Portadores de Necessidades Especiais) | por |
dc.subject | Uso do computador | por |
dc.subject | Adaptação curricular | por |
dc.title | A inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais por meio das adaptações curriculares | por |
dc.title.alternative | The inclusion of students with disabilities through curricular adaptations | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem a finalidade de relatar a experiência que a escola e comunidade escolar
estão tendo com alunos portadores de necessidades especiais (PNEs).O recebimento de alunos
portadores de deficiência múltipla fez com que a escola se mobilizasse totalmente mudando a
rotina de trabalho dos educadores e educandos afim de proporcionar um atendimento
diferenciado daquele que até então estava acostumado a realizar. A escola como um espaço
democrático e participativo passou também a ser um espaço inclusivo, principal objetivo da
equipe gestora em prol do desenvolvimento da pessoa no seu exercício para a cidadania. O uso
do computador pelos alunos com deficiências veio contribuir no ensino aprendizagem dos
discentes. Na reflexão do grupo de professores que participaram da Adaptação Curriculares
muitas ações foram efetivadas, mudanças foram realizadas e o projeto político pedagógico foi
reelaborado. O uso das tecnologias da informação e comunicação foi fundamental na elaboração
das adaptações necessárias para que os PNEs sentir-se incluídos e participantes da
comunidade escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |