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dc.contributor.advisorLourega, Luciana Vescia
dc.creatorFoletto, Maria Rosalina da Trindade
dc.date.accessioned2016-06-30T13:50:15Z
dc.date.available2016-06-30T13:50:15Z
dc.date.issued2011-10-29
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1808
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article is intended to report the experience that the school and school community are having with students with disabilities (PNEs).Receiving multiple handicapped students caused the school to mobilize fully changing the routine work of educators and learners in order to provide a differentiated service that which until then was used to perform. The school as a democratic and participatory space also be a main goal of space inclusive, team manager for development of the person in the exercise of citizenship. Computer use by students with disabilities came to contribute in teaching learning of students. In reflection of the Group of teachers who participated in the many Curriculum Adaptation actions were effective, changes were made and the pedagogical political project was reworked. The use of information and communication technologies was instrumental in drafting the necessary adaptations necessary to ensure that PNES feel included and attendees of the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectPNE's (Portadores de Necessidades Especiais)por
dc.subjectUso do computadorpor
dc.subjectAdaptação curricularpor
dc.titleA inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais por meio das adaptações curricularespor
dc.title.alternativeThe inclusion of students with disabilities through curricular adaptationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem a finalidade de relatar a experiência que a escola e comunidade escolar estão tendo com alunos portadores de necessidades especiais (PNEs).O recebimento de alunos portadores de deficiência múltipla fez com que a escola se mobilizasse totalmente mudando a rotina de trabalho dos educadores e educandos afim de proporcionar um atendimento diferenciado daquele que até então estava acostumado a realizar. A escola como um espaço democrático e participativo passou também a ser um espaço inclusivo, principal objetivo da equipe gestora em prol do desenvolvimento da pessoa no seu exercício para a cidadania. O uso do computador pelos alunos com deficiências veio contribuir no ensino aprendizagem dos discentes. Na reflexão do grupo de professores que participaram da Adaptação Curriculares muitas ações foram efetivadas, mudanças foram realizadas e o projeto político pedagógico foi reelaborado. O uso das tecnologias da informação e comunicação foi fundamental na elaboração das adaptações necessárias para que os PNEs sentir-se incluídos e participantes da comunidade escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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