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dc.creatorGelocha, Elizandra Aparecida Nascimento
dc.date.accessioned2019-09-02T11:11:48Z
dc.date.available2019-09-02T11:11:48Z
dc.date.issued2016-07-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18098
dc.description.abstractEste trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal é “Analisar as ações e os impactos relacionados ao Programa de Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município de Caxias do Sul-RS”. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, empregando os pressupostos teóricos e metodológicos do método estudo de caso. A coleta de informações foi feita a partir da aplicação de questionário com perguntas abertas e entrevista semiestruturada as Coordenadoras Locais do município. Para embasar a escrita, utilizei, Leis, Resoluções e Pareceres sobre a Formação Continuada de professores no Brasil e obras de autores como: Libâneo (2012), Antunes (2011), Nóvoa (1992), Freire (1983, 1987), entre outros. A análise foi fundamentada em documentos oficiais referentes ao Programa, bem como nos autores citados. Entendo que as ações de Formação Continuada de professores do município de Caxias do Sul estão integradas à proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e está apoiada em uma proposta de gestão participativa. No contexto da pesquisa, me deparei com impactos positivos de valorização do professor e com limites e discussões similares a de outros estados brasileiros. Afirmo que as ações de Formação Continuada desenvolvidas pelo município de Caxias do Sul vêm ao encontro da proposta apresentada pelo Ministério da Educação (MEC), para o desenvolvimento da Formação Continuada PNAIC, que está relacionada à Política Nacional de Formação e valorização dos profissionais da educação no Brasil. Acredito que a Formação Continuada é a condição para a aprendizagem permanente e para o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional de professores. Assim, o sistema e as políticas educativas precisam introduzir estratégias que acompanhem a formação no cotidiano da sala de aula, no sentido de potencializar ao professor a reflexão de seu trabalho.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)por
dc.subjectContinuing education of teacherseng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectNational Agreement for Literacy at the Right Ageeng
dc.titleAções e impactos da formação continuada do PNAIC no município de Caxias do Sul-RS: um estudo de casopor
dc.title.alternativeActions and impacts of the continuing education of PNAIC on the municipality of Caxias do Sul-RS: case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal é “Analisar as ações e os impactos relacionados ao Programa de Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município de Caxias do Sul-RS”. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, empregando os pressupostos teóricos e metodológicos do método estudo de caso. A coleta de informações foi feita a partir da aplicação de questionário com perguntas abertas e entrevista semiestruturada as Coordenadoras Locais do município. Para embasar a escrita, utilizei, Leis, Resoluções e Pareceres sobre a Formação Continuada de professores no Brasil e obras de autores como: Libâneo (2012), Antunes (2011), Nóvoa (1992), Freire (1983, 1987), entre outros. A análise foi fundamentada em documentos oficiais referentes ao Programa, bem como nos autores citados. Entendo que as ações de Formação Continuada de professores do município de Caxias do Sul estão integradas à proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e está apoiada em uma proposta de gestão participativa. No contexto da pesquisa, me deparei com impactos positivos de valorização do professor e com limites e discussões similares a de outros estados brasileiros. Afirmo que as ações de Formação Continuada desenvolvidas pelo município de Caxias do Sul vêm ao encontro da proposta apresentada pelo Ministério da Educação (MEC), para o desenvolvimento da Formação Continuada PNAIC, que está relacionada à Política Nacional de Formação e valorização dos profissionais da educação no Brasil. Acredito que a Formação Continuada é a condição para a aprendizagem permanente e para o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional de professores. Assim, o sistema e as políticas educativas precisam introduzir estratégias que acompanhem a formação no cotidiano da sala de aula, no sentido de potencializar ao professor a reflexão de seu trabalho.por
dc.contributor.advisor1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.contributor.referee1Morés, Andréia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9013852289503690por
dc.contributor.referee2Dalla Corte, Marilene Gabriel
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554366181630485por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5742970260517423por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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