dc.contributor.advisor | Camargo, Mariza de | |
dc.creator | Rossi, Dênis Sidinei | |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T13:05:18Z | |
dc.date.available | 2019-09-02T13:05:18Z | |
dc.date.issued | 2019-07-06 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18104 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The present work aimed to explore mathematical concepts, stimulating the use of TDIC's - Digital Information and Communication Technologies in the classroom. In this practice was used the application GeoGebra for smartphones, to analyze the graph of the equation of the line, its equation and the angle formed by the line with the axis abscissas Aiming to seek something different from the everyday classroom, with which the student is accustomed, the activity was developed using expository and dialogued methodology, with the aid of a technological resource. Analyzing the students' observations and questions during the practice, they noticed their enthusiasm in using the GeoGebra application for mobile phones to explore the contents, which favored and motivated learning. Therefore, it was possible to perceive that the motivation and the enthusiasm in using a technological tool when studying mathematics topics stimulate the teaching and learning processes of the equation of the line. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Equação da reta | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Equation of the line | eng |
dc.subject | Mathematics teaching | eng |
dc.title | Estudando a equação geral da reta com o GeoGebra | por |
dc.title.alternative | Studying the general equation of the straight with the GeoGebra | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve, como objetivo, explorar conceitos matemáticos, estimulando o uso de TDIC’s –Tecnologias Digitais da Informação e de Comunicação em sala de aula. Nesta prática foi utilizado o aplicativo GeoGebra para smartphones, para analisar o gráfico da equação da reta, a sua equação e o ângulo formado pela reta com o eixo das abscissas. Visando buscar algo diferenciado do cotidiano de sala de aula, com que o aluno está acostumado, a atividade foi desenvolvida utilizando metodologia expositiva e dialogada, com auxílio de um recurso tecnológico. Analisando as observações e questionamentos feitos pelos alunos durante a prática, percebeu-se o entusiasmo deles em utilizar o aplicativo GeoGebra para celulares para explorar os conteúdos, o que favoreceu e motivou o aprendizado. Portanto, foi possível perceber que a motivação e o entusiasmo em utilizar uma ferramenta tecnológica ao estudar tópicos de matemática estimulam os processos de ensino e de aprendizagem da equação da reta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |