Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Mariza de
dc.creatorRossi, Dênis Sidinei
dc.date.accessioned2019-09-02T13:05:18Z
dc.date.available2019-09-02T13:05:18Z
dc.date.issued2019-07-06
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18104
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe present work aimed to explore mathematical concepts, stimulating the use of TDIC's - Digital Information and Communication Technologies in the classroom. In this practice was used the application GeoGebra for smartphones, to analyze the graph of the equation of the line, its equation and the angle formed by the line with the axis abscissas Aiming to seek something different from the everyday classroom, with which the student is accustomed, the activity was developed using expository and dialogued methodology, with the aid of a technological resource. Analyzing the students' observations and questions during the practice, they noticed their enthusiasm in using the GeoGebra application for mobile phones to explore the contents, which favored and motivated learning. Therefore, it was possible to perceive that the motivation and the enthusiasm in using a technological tool when studying mathematics topics stimulate the teaching and learning processes of the equation of the line.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEquação da retapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectEquation of the lineeng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.titleEstudando a equação geral da reta com o GeoGebrapor
dc.title.alternativeStudying the general equation of the straight with the GeoGebraeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho teve, como objetivo, explorar conceitos matemáticos, estimulando o uso de TDIC’s –Tecnologias Digitais da Informação e de Comunicação em sala de aula. Nesta prática foi utilizado o aplicativo GeoGebra para smartphones, para analisar o gráfico da equação da reta, a sua equação e o ângulo formado pela reta com o eixo das abscissas. Visando buscar algo diferenciado do cotidiano de sala de aula, com que o aluno está acostumado, a atividade foi desenvolvida utilizando metodologia expositiva e dialogada, com auxílio de um recurso tecnológico. Analisando as observações e questionamentos feitos pelos alunos durante a prática, percebeu-se o entusiasmo deles em utilizar o aplicativo GeoGebra para celulares para explorar os conteúdos, o que favoreceu e motivou o aprendizado. Portanto, foi possível perceber que a motivação e o entusiasmo em utilizar uma ferramenta tecnológica ao estudar tópicos de matemática estimulam os processos de ensino e de aprendizagem da equação da reta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto