O lúdico como facilitador no processo de alfabetização de um aluno com transtorno em déficit de atenção e hiperatividade
Abstract
O presente artigo visa discutir a importância do lúdico como facilitador no processo
de alfabetização de um aluno com Transtorno em Déficit de Atenção e
Hiperatividade. Tem como base o estudo de caso realizado em um Projeto Social da
cidade de São Borja/RS que oferece oficinas pedagógicas no contra turno ao da
escola. Durante um ano, atendeu-se como professor a um aluno com Transtorno em
Déficit de Atenção e Hiperatividade. O universo do ler e escrever esconde muitas
facetas e o professor precisará buscar alternativas metodológicas que possibilitem a
esse aluno uma aprendizagem também de qualidade. Ao longo do atendimento, nas
oficinas, foi sendo pesquisada a interligação do lúdico com o cognitivo,
fundamentados em Vygotsky (1998), que aborda o lúdico no desenvolvimento,
Carvalho (2004), que se destaca no cenário da Educação Especial, e Condemarín
(2006), que se dedica a pesquisas concernentes ao Transtorno do Déficit de
Atenção e Hiperatividade na intervenção psico-educativa. Durante as atividades com
o aluno, notou-se que o lúdico facilitou a sua socialização com o grupo. Os
resultados das observações indicaram que através das atividades lúdicas houve
evolução do aluno com relação a esses aspectos. Logo, entende-se que é possível,
através da utilização de uma metodologia diversificada superar as dificuldades de
aprendizagem.
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