Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPellegrini, Cleonice Machado de
dc.creatorVargas, Rosa Ionara Fonseca
dc.date.accessioned2019-09-03T15:59:31Z
dc.date.available2019-09-03T15:59:31Z
dc.date.issued2007-12-20
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18125
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , RS, 2007.por
dc.description.abstractThis article aims to discuss the importance of play as a facilitator in the process of literacy, a student with Trouble at the Attention Deficit and Hyperactivity. It builds on the case study conducted in a Social Project of the city of San Borja / RS which offers workshops on teaching to turn against the school. For a year, attended himself as a teacher with a student in Trouble for Attention Deficit and Hyperactivity. The universe of reading and writing hides many facets and the teacher need to seek alternative methodological enabling the student to an apprenticeship also of quality. Throughout the service, in the workshops, was being searched the interconnection of fun with the cognitive, based on Vygotsky (1998), which deals with the playful in the development, Carvalho (2004), which stands out in the scenario of Special Education and Condemarín ( 2006), which is dedicated to research concerning the Transtorno of Attention Deficit and Hyperactivity in psycho-educational intervention. During the activities with the student, it was noted that the playful facilitated their socialization with the group. The results of the observations showed that through recreational activities were changing the student with respect to these aspects. So, it is understood that it is possible, through the use of a methodology diversified overcome the learning difficulties.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectAluno com transtorno em déficit de atenção e hiperatividadepor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectPlayfuleng
dc.subjectMediationeng
dc.titleO lúdico como facilitador no processo de alfabetização de um aluno com transtorno em déficit de atenção e hiperatividadepor
dc.title.alternativeThe playful one as facilitador in the process of alfabetização of a pupil with upheaval in deficit of attention and hiperatividadeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoO presente artigo visa discutir a importância do lúdico como facilitador no processo de alfabetização de um aluno com Transtorno em Déficit de Atenção e Hiperatividade. Tem como base o estudo de caso realizado em um Projeto Social da cidade de São Borja/RS que oferece oficinas pedagógicas no contra turno ao da escola. Durante um ano, atendeu-se como professor a um aluno com Transtorno em Déficit de Atenção e Hiperatividade. O universo do ler e escrever esconde muitas facetas e o professor precisará buscar alternativas metodológicas que possibilitem a esse aluno uma aprendizagem também de qualidade. Ao longo do atendimento, nas oficinas, foi sendo pesquisada a interligação do lúdico com o cognitivo, fundamentados em Vygotsky (1998), que aborda o lúdico no desenvolvimento, Carvalho (2004), que se destaca no cenário da Educação Especial, e Condemarín (2006), que se dedica a pesquisas concernentes ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na intervenção psico-educativa. Durante as atividades com o aluno, notou-se que o lúdico facilitou a sua socialização com o grupo. Os resultados das observações indicaram que através das atividades lúdicas houve evolução do aluno com relação a esses aspectos. Logo, entende-se que é possível, através da utilização de uma metodologia diversificada superar as dificuldades de aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto