dc.contributor.advisor | Pellegrini, Cleonice Machado de | |
dc.creator | Vargas, Rosa Ionara Fonseca | |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T15:59:31Z | |
dc.date.available | 2019-09-03T15:59:31Z | |
dc.date.issued | 2007-12-20 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18125 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This article aims to discuss the importance of play as a facilitator in the process of
literacy, a student with Trouble at the Attention Deficit and Hyperactivity. It builds on
the case study conducted in a Social Project of the city of San Borja / RS which
offers workshops on teaching to turn against the school. For a year, attended himself
as a teacher with a student in Trouble for Attention Deficit and Hyperactivity. The
universe of reading and writing hides many facets and the teacher need to seek
alternative methodological enabling the student to an apprenticeship also of quality.
Throughout the service, in the workshops, was being searched the interconnection of
fun with the cognitive, based on Vygotsky (1998), which deals with the playful in the
development, Carvalho (2004), which stands out in the scenario of Special Education
and Condemarín ( 2006), which is dedicated to research concerning the Transtorno
of Attention Deficit and Hyperactivity in psycho-educational intervention. During the
activities with the student, it was noted that the playful facilitated their socialization
with the group. The results of the observations showed that through recreational
activities were changing the student with respect to these aspects. So, it is
understood that it is possible, through the use of a methodology diversified overcome the learning difficulties. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.subject | Aluno com transtorno em déficit de atenção e hiperatividade | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Playful | eng |
dc.subject | Mediation | eng |
dc.title | O lúdico como facilitador no processo de alfabetização de um aluno com transtorno em déficit de atenção e hiperatividade | por |
dc.title.alternative | The playful one as facilitador in the process of alfabetização of a pupil with upheaval in deficit of attention and hiperatividade | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | O presente artigo visa discutir a importância do lúdico como facilitador no processo
de alfabetização de um aluno com Transtorno em Déficit de Atenção e
Hiperatividade. Tem como base o estudo de caso realizado em um Projeto Social da
cidade de São Borja/RS que oferece oficinas pedagógicas no contra turno ao da
escola. Durante um ano, atendeu-se como professor a um aluno com Transtorno em
Déficit de Atenção e Hiperatividade. O universo do ler e escrever esconde muitas
facetas e o professor precisará buscar alternativas metodológicas que possibilitem a
esse aluno uma aprendizagem também de qualidade. Ao longo do atendimento, nas
oficinas, foi sendo pesquisada a interligação do lúdico com o cognitivo,
fundamentados em Vygotsky (1998), que aborda o lúdico no desenvolvimento,
Carvalho (2004), que se destaca no cenário da Educação Especial, e Condemarín
(2006), que se dedica a pesquisas concernentes ao Transtorno do Déficit de
Atenção e Hiperatividade na intervenção psico-educativa. Durante as atividades com
o aluno, notou-se que o lúdico facilitou a sua socialização com o grupo. Os
resultados das observações indicaram que através das atividades lúdicas houve
evolução do aluno com relação a esses aspectos. Logo, entende-se que é possível,
através da utilização de uma metodologia diversificada superar as dificuldades de
aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |