Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representações
Resumo
O presente artigo monográfico teve como objetivo investigar o processo de inclusão
educacional dos alunos surdos na rede municipal de Boa Vista do Incra, Rio Grande
do Sul. Para tanto, a coordenação e a equipe diretiva das escolas, a família dos
sujeitos envolvidos na pesquisa e o profissional especializado da área da saúde
foram entrevistados. As entrevistas versaram sobre a inclusão do aluno surdo no
ensino regular, as dúvidas no processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades e
as facilidades à criança na escola e as questões referentes à formação e/ou
capacitação de professores. O trabalho está dividido em cinco seções:
Apresentação, Caminhos da Investigação, Representações do Surdo e da Surdez,
Processo de Inclusão do Surdo no Contexto Educacional e Notas para Finalizar. A
partir deste trabalho, percebe-se que é preciso rever as representações que as
pessoas têm sobre o surdo e a surdez. Além disso, é necessário maior envolvimento
entre escola, família e sociedade para que haja a inclusão do surdo, pois a inclusão
é um processo em constante construção. Desse modo, destaca-se que o processo
de inclusão educacional do surdo na rede municipal de Boa Vista do Incra está de
fato em andamento com práticas e alternativas possíveis, através do trabalho de
professores regentes e de especialistas envolvidos com o processo educativo. No
entanto, não basta apenas aceitar o diferente, é preciso garantir que os estudantes
com deficiências compreendam os conteúdos propostos e que a escola seja
preparada para oferecer um ensino de qualidade, igualitário e justo para todos.
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