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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorVesz, Patricia
dc.date.accessioned2019-09-04T11:49:19Z
dc.date.available2019-09-04T11:49:19Z
dc.date.issued2007-12-01
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18132
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe gift product monográfico had I eat objective explore the suit of inclusion educational from the followers deaf on net municipal of Boa Vista do Incra, Rio Grande do Sul. About to as many, the coordination and the team directive from the schools, the family from the subjects involved on research and the professional specialized from area from health have been interview. The interviews practice above the inclusion of the disciple deaf into the I school regular, the questions into the I sue of I school - apprenticeship, the difficulties and the facilities on the child at school and the questions concerning on the formation and / or capacity of teachers. The work is divided into five sections: Introduction, Roads from Investigation, Representations of the Deaf and from Deafness, I sue of Inclusion of the Deaf into the Argument Educational and Notes about to Finalize. The part you gave I work, she senses - if what is necessary revise the representations as the people they have above the deaf and the deafness. Beyond that, is necessary major involvement among school, family and society wherefore he may get the inclusion of the deaf, as the inclusion that's a I sue in constant building. In that way, highlighted - if what the suit of inclusion educational of the deaf on net municipal of Boa Vista do Incra is in effect underway with practices and alternatives possible, via the I work of teachers governors and of specialists involved with the I sue educative. However, no enough barely accept the different, is necessary assure as the students with deficiencies it comprises the contents proposed and that the school he may be prepared about to offer a teaching of quality egalitarian and just for everyone.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSurdopor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectDeafeng
dc.subjectRepresentationseng
dc.titleProcesso de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representaçõespor
dc.title.alternativeProcess of educational inclusion of the deaf child in municipal schools in Boa Vista do Incra city – RS: representations and skillseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo monográfico teve como objetivo investigar o processo de inclusão educacional dos alunos surdos na rede municipal de Boa Vista do Incra, Rio Grande do Sul. Para tanto, a coordenação e a equipe diretiva das escolas, a família dos sujeitos envolvidos na pesquisa e o profissional especializado da área da saúde foram entrevistados. As entrevistas versaram sobre a inclusão do aluno surdo no ensino regular, as dúvidas no processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades e as facilidades à criança na escola e as questões referentes à formação e/ou capacitação de professores. O trabalho está dividido em cinco seções: Apresentação, Caminhos da Investigação, Representações do Surdo e da Surdez, Processo de Inclusão do Surdo no Contexto Educacional e Notas para Finalizar. A partir deste trabalho, percebe-se que é preciso rever as representações que as pessoas têm sobre o surdo e a surdez. Além disso, é necessário maior envolvimento entre escola, família e sociedade para que haja a inclusão do surdo, pois a inclusão é um processo em constante construção. Desse modo, destaca-se que o processo de inclusão educacional do surdo na rede municipal de Boa Vista do Incra está de fato em andamento com práticas e alternativas possíveis, através do trabalho de professores regentes e de especialistas envolvidos com o processo educativo. No entanto, não basta apenas aceitar o diferente, é preciso garantir que os estudantes com deficiências compreendam os conteúdos propostos e que a escola seja preparada para oferecer um ensino de qualidade, igualitário e justo para todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Especial - EaD [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial- EaD

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