dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Vesz, Patricia | |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T11:49:19Z | |
dc.date.available | 2019-09-04T11:49:19Z | |
dc.date.issued | 2007-12-01 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18132 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The gift product monográfico had I eat objective explore the suit of inclusion
educational from the followers deaf on net municipal of Boa Vista do Incra, Rio
Grande do Sul. About to as many, the coordination and the team directive from the
schools, the family from the subjects involved on research and the professional
specialized from area from health have been interview. The interviews practice above
the inclusion of the disciple deaf into the I school regular, the questions into the I sue
of I school - apprenticeship, the difficulties and the facilities on the child at school and
the questions concerning on the formation and / or capacity of teachers. The work is
divided into five sections: Introduction, Roads from Investigation, Representations of
the Deaf and from Deafness, I sue of Inclusion of the Deaf into the Argument
Educational and Notes about to Finalize. The part you gave I work, she senses - if
what is necessary revise the representations as the people they have above the deaf
and the deafness. Beyond that, is necessary major involvement among school, family
and society wherefore he may get the inclusion of the deaf, as the inclusion that's a I
sue in constant building. In that way, highlighted - if what the suit of inclusion
educational of the deaf on net municipal of Boa Vista do Incra is in effect underway
with practices and alternatives possible, via the I work of teachers governors and of
specialists involved with the I sue educative. However, no enough barely accept the
different, is necessary assure as the students with deficiencies it comprises the
contents proposed and that the school he may be prepared about to offer a teaching
of quality egalitarian and just for everyone. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Surdo | por |
dc.subject | Representações | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Deaf | eng |
dc.subject | Representations | eng |
dc.title | Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representações | por |
dc.title.alternative | Process of educational inclusion of the deaf child in municipal schools in Boa Vista do Incra city – RS: representations and skills | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo monográfico teve como objetivo investigar o processo de inclusão
educacional dos alunos surdos na rede municipal de Boa Vista do Incra, Rio Grande
do Sul. Para tanto, a coordenação e a equipe diretiva das escolas, a família dos
sujeitos envolvidos na pesquisa e o profissional especializado da área da saúde
foram entrevistados. As entrevistas versaram sobre a inclusão do aluno surdo no
ensino regular, as dúvidas no processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades e
as facilidades à criança na escola e as questões referentes à formação e/ou
capacitação de professores. O trabalho está dividido em cinco seções:
Apresentação, Caminhos da Investigação, Representações do Surdo e da Surdez,
Processo de Inclusão do Surdo no Contexto Educacional e Notas para Finalizar. A
partir deste trabalho, percebe-se que é preciso rever as representações que as
pessoas têm sobre o surdo e a surdez. Além disso, é necessário maior envolvimento
entre escola, família e sociedade para que haja a inclusão do surdo, pois a inclusão
é um processo em constante construção. Desse modo, destaca-se que o processo
de inclusão educacional do surdo na rede municipal de Boa Vista do Incra está de
fato em andamento com práticas e alternativas possíveis, através do trabalho de
professores regentes e de especialistas envolvidos com o processo educativo. No
entanto, não basta apenas aceitar o diferente, é preciso garantir que os estudantes
com deficiências compreendam os conteúdos propostos e que a escola seja
preparada para oferecer um ensino de qualidade, igualitário e justo para todos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |