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dc.contributor.advisorNoal, Eronita Ana Cantarelli
dc.creatorVendrúscolo, Márcia Tomasi
dc.date.accessioned2019-09-05T13:30:19Z
dc.date.available2019-09-05T13:30:19Z
dc.date.issued2011-07-01
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18147
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present article approaches the “graffit” versus graphitization, searching the education through the medias in which they favored the work pedagogical. It was made a visual survey with pupils and art‟s teachers with photos and filmings at the West of the city of Saint Maria, to verify the kind of graffit and “ to write on public wall”, to know the difference between to graffiti and “to write on public wall”, and with this wakening in the pupils, the critical feeling and citizen. For this survey, it was used instruments of daily use of the pupils, as cellular and the digital camera . After this action it was created graffit in the places of the school with the objective to acquire knowledge the pupils who these provide pleasant an aesthetic environment. With the objective to extend the education beyond the classroom, the pupils used the computer for pamphlet elaboration, which had been distributed in the parties of the School, looking for to acquire knowledge all the pertaining to school community on to graffit, yes, to “to write on public wall”, not. It was possible to observe that the objectives had been reached, that the pupils when use the medias had expanded the possibilities of creation and expression, facilitated the conviviality between them, had an interaction and exchange of experiences, values and customs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMídiaspor
dc.subjectPichaçãopor
dc.subjectGrafitaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMediaseng
dc.subjectGraffiteng
dc.subjectGraphitizationeng
dc.titleEducando com as mídias: pichação x grafitaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo aborda a pichação versus grafitação, buscando a educação através das mídias, as quais favoreceram o trabalho pedagógico. Foi feito um levantamento visual com os alunos e a professora de artes, através de fotos e filmagens na comunidade da Região Oeste da cidade de Santa Maria - RS, para verificar o que existe de grafitagem e pichação, conhecer as diferenças entre grafitar e pichar; e, com isso, despertar nos alunos o sentimento crítico e cidadão. Para esse levantamento foram utilizados instrumentos midiáticos de uso diário dos alunos, como o celular e a câmera digital. Após essa ação, foram criadas grafitagens no pátio da escola conscientizando os alunos que estas proporcionam um ambiente estético agradável. Com o objetivo de estender a aprendizagem além da sala de aula, os alunos utilizaram o computador do laboratório de informática da escola para elaboração de panfletos, os quais foram distribuídos nas festividades da escola, procurando conscientizar toda a comunidade escolar sobre grafitar sim, pichar não. Foi possível observar que os objetivos foram atingidos, que os alunos, ao utilizarem as mídias, expandiram as possibilidades de criação e expressão artística, facilitando o convívio entre eles. Houve maior interação e troca de experiências, valores e costumes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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