A escolarização para adolescentes em conflito com a lei: um olhar sobre suas expectativas e seu entendimento sobre a educação
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Data
2011-12Autor
Fajardo, Dirceia Cristiane Almeida
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O objetivo deste trabalho é refletir as expectativas das adolescentes privadas de
liberdade em relação à escola e seus posicionamentos e entendimento sobre a
educação. Trata-se de adolescentes em conflito com a lei internadas na Capital do
Estado do Rio Grande do Sul - no Centro de Atendimento Sócio Educativo Feminino
(CASEF). A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Os autores utilizados como
referencia foram: Faleiros (2007), Freire (1997), Frigotto (2004), Mészáros (2005),
Ramos (2004), Triviños (2009). O abandono da família, a presença constante da
violência física, sexual ou simbólica, a falta de estimulo, de cuidado, de afeto e a
carência de recursos econômicos foram às causas para o abandono da escola. A falta
de perspectivas, de oportunidades e de políticas públicas para auxiliar no
desenvolvimento dessas adolescentes foram ineficazes e o resultado final foi à
internação na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE).