Intervenções curriculares estruturadas a partir da abordagem temática: desafios e potencialidades
Abstract
Com a presente investigação, buscou-se sinalizar encaminhamentos para a constituição de currículos estruturados mediante a abordagem temática, sendo o problema investigado: quais têm sido os encaminhamentos dados, os desafios e as potencialidades encontradas em intervenções curriculares estruturadas segundo a abordagem temática, em Ciências da Natureza, em escolas públicas de Ensino Médio de Santa Maria/RS? Como objetivo geral: identificar, analisar e socializar configurações curriculares, na área de Ciências da Natureza, estruturadas mediante a abordagem temática. Com os objetivos específicos: identificar escolas e/ou práticas pedagógicas que trabalharam intervenções curriculares conforme a abordagem temática; analisar pressupostos e encaminhamentos dados às práticas identificadas; identificar desafios e potencialidades encontradas no trabalho com a abordagem temática; sinalizar encaminhamentos curriculares pautados pela abordagem temática. Os referenciais teóricos que embasam este trabalho estão alicerçados nos pressupostos freireanos da Abordagem Temática. Como forma de concretizar esses objetivos, delineiou-se uma pesquisa qualitativa, na qual participaram 13 (treze) professores da área de Ciências Naturais, que atuavam no Ensino Médio em 4 (quatro) Escolas Estaduais em Santa Maria/RS, constituindo uma amostra de 6 (seis) intervenções curriculares realizadas. O instrumento utilizado no construto do material analisado foi a entrevista semiestruturada realizada com professores e a análise seguiu as premissas da Análise Textual Discursiva (ATD). Do processo de análise emergiram duas grandes categorias: uma que se refere aos desafios e a outra às potencialidades do trabalho na perspectiva da abordagem temática. Na primeira categoria são elencados os desafios, denominados de subcategorias, que emergiram a partir das intervenções curriculares: Formação inicial de professores: dificuldades no desenvolvimento de intervenções curriculares na perspectiva de temas; Investigação Temática: limites apontados na definição do tema nas intervenções curriculares; Intervenções curriculares: dificuldades quanto à organização do tempo para planejamento na escola e Interdisciplinaridade: desafios a serem enfrentados. Em um segundo momento, são apontadas as potencialidades, também constituindo subcategorias, que se originaram a partir das intervenções curriculares: Trabalho coletivo: potencialidade a partir de intervenções curriculares; Trabalho coletivo docente: Potencialidade a partir de intervenções curriculares; Motivação: potencialidade destacada no desenvolvimento dos trabalhos e Intervenções curriculares a partir da abordagem temática: aprendizagem como potencialidade destacada. Entende-se que este trabalho vem contribuir para dar visibilidade às práticas de reorientação curricular que estão sendo desenvolvidas em ambientes escolares, favorecendo a reflexão docente com relação tanto às potencialidades como às alternativas de minimização das dificuldades vivenciadas pelas intervenções curriculares realizadas.
The following license files are associated with this item: