Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Amarildo Luiz
dc.creatorFoletto, Denize da Silveira
dc.date.accessioned2016-07-01T11:33:16Z
dc.date.available2016-07-01T11:33:16Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1816
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article presents a study about the importance of using "media video” in the teaching and learning. In the report discusses the potential of video as a teaching tool. The work carried out with twenty-one students from 3rd grade of high school in a state school examines the theme of reality show inserted in the movie “The Truman Show, The Show of Life.” The purpose is to analyze how the consumer society receives the images for the reality show, and how the creators of the program can manipulate the viewer’ consciousness. The analysis performed by the group of students and teacher shows that the film is primarily a reflection of the power that media has on people and patterns of consumption and behavior exist. The discussion takes place following some methodological steps that will be presented in the work, bearing in mind the relationship of the subject with the cultural industry. It can be argued that the "media video” contributes effectively in the teaching and learning, and can be widely used by educators.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectReality showpor
dc.title"O Show de Truman" na perspectiva da "mídia vídeo": uma análise crítica no processo de ensino e aprendizagempor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO artigo apresenta um estudo sobre a importância da utilização da “mídia vídeo” no processo ensino e aprendizagem. No relato se discute o potencial do vídeo como ferramenta didática. O trabalho realizado com vinte e um alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual analisa o tema do reality show inserido no filme “O Show de Truman – O Show da Vida”. O propósito é analisar como a sociedade de consumo recebe as imagens referentes ao reality show, e como os idealizadores do programa conseguem manipular a consciência do telespectador. A análise realizada pelo grupo de alunos e professora evidencia que o longa-metragem é, sobretudo, uma reflexão do poder que a mídia exerce sobre as pessoas e os padrões de consumo e comportamento existentes. A discussão é realizada seguindo alguns passos metodológicos que serão apresentados no trabalho, tendo presente a relação do tema com a indústria cultural. Pode-se afirmar que a “mídia vídeo” contribui efetivamente no processo ensino e aprendizagem, podendo ser amplamente utilizada pelos educadores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples