dc.contributor.advisor | Trevisan, Amarildo Luiz | |
dc.creator | Foletto, Denize da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2016-07-01T11:33:16Z | |
dc.date.available | 2016-07-01T11:33:16Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1816 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article presents a study about the importance of using "media video” in the teaching and learning. In
the report discusses the potential of video as a teaching tool. The work carried out with twenty-one
students from 3rd grade of high school in a state school examines the theme of reality show inserted in the
movie “The Truman Show, The Show of Life.” The purpose is to analyze how the consumer society
receives the images for the reality show, and how the creators of the program can manipulate the viewer’
consciousness. The analysis performed by the group of students and teacher shows that the film is
primarily a reflection of the power that media has on people and patterns of consumption and behavior
exist. The discussion takes place following some methodological steps that will be presented in the work,
bearing in mind the relationship of the subject with the cultural industry. It can be argued that the "media
video” contributes effectively in the teaching and learning, and can be widely used by educators. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Indústria cultural | por |
dc.subject | Vídeo | por |
dc.subject | Reality show | por |
dc.title | "O Show de Truman" na perspectiva da "mídia vídeo": uma análise crítica no processo de ensino e aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo apresenta um estudo sobre a importância da utilização da “mídia vídeo” no processo ensino e
aprendizagem. No relato se discute o potencial do vídeo como ferramenta didática. O trabalho realizado
com vinte e um alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual analisa o tema do reality
show inserido no filme “O Show de Truman – O Show da Vida”. O propósito é analisar como a sociedade
de consumo recebe as imagens referentes ao reality show, e como os idealizadores do programa
conseguem manipular a consciência do telespectador. A análise realizada pelo grupo de alunos e
professora evidencia que o longa-metragem é, sobretudo, uma reflexão do poder que a mídia exerce sobre
as pessoas e os padrões de consumo e comportamento existentes. A discussão é realizada seguindo alguns
passos metodológicos que serão apresentados no trabalho, tendo presente a relação do tema com a
indústria cultural. Pode-se afirmar que a “mídia vídeo” contribui efetivamente no processo ensino e
aprendizagem, podendo ser amplamente utilizada pelos educadores. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |