dc.contributor.advisor | Sagrillo, Daniele Rorato | |
dc.creator | Pereira, Aécio Pilatos Pedroso | |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T13:08:29Z | |
dc.date.available | 2019-09-11T13:08:29Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18189 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This work sought to analyze the participation of the families in a rural school in the interior of the Municipality of Cachoeira do Sul. To perform the research, a questionnaire with open questions was used as a data collection tool. 22 participants from the different segments of school collaborated with the study. It indicated a consensus among the participants about the importance of the presence of families in the students’ school life. Nevertheless, the purposes to which they attribute this importance take different approaches by considering the views of families, managers, teachers and employees. The research made it possible to perceive that in the context where the school is inserted there is participation of the families, however, it is more expressive in the festivities. It was also verified through the various authors related in the theoretical reference how important is the active participation of families and community in the learning process of the students and in the activities proposed by the schools, since it is only possible to build a Democratic Educational Management with the union of efforts, aiming at good results and quality education for all. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Management democratic | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.title | A participação da família no contexto de uma escola rural | por |
dc.title.alternative | The participation of the family in the context of a rural school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou analisar a participação das famílias em uma escola rural do interior do Município de Cachoeira do Sul. Para realizar a pesquisa utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário com perguntas abertas. Colaboraram com o estudo 22 participantes, dos diferentes segmentos da comunidade escolar (pais, professores, funcionários e equipe diretiva da escola). O estudo indicou consenso entre os participantes quanto à importância da presença das famílias na vida escolar dos estudantes. Apesar disso, as finalidades a que atribuem esta importância assumem diferentes abordagens considerando a visão das famílias, gestores, professores e funcionários. A investigação na escola analisada identificou que há participação das famílias, no entanto, é mais expressiva nas festividades. A percepção da importância da participação das famílias no processo de aprendizagem dos estudantes parece ainda ser uma visão mais presente nos profissionais da educação do que nas famílias. Desta forma conclui-se que para uma superação da participação “simbolica” da comunidade escolar, o fomento á gestão democrática se faz nescessário, mobilizando espaços e tempos de promoção de diálogo, com vistas ao envolvimentode todos na construção dos projetos educacionais assumidos com responsabilidade pelo coletivo escolar, na tentativa de garantir uma melhor qualidade de ensino aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |