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dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorCorrêa, Aline Mesquita
dc.date.accessioned2019-09-11T13:24:46Z
dc.date.available2019-09-11T13:24:46Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18190
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study deals with school management and democracy in a rural school. Therefore, the objective was to understand and characterize how school management is constituted in the researched context, as well as the limits and possibilities of this management in the construction of a democratic education. It is a qualitative investigation, whose theoreticalmethodological paths were constituted by the documentary analysis and the accomplishment of four semi-structured interviews with members of the school community. The main references that supported the construction of this work are: Freire (1995, 1978), Campos et al. (2015), Caldart (2012), Libâneo (2006) and Wood (2003). The treatment of the research findings had as reference the Content Analysis proposed by Bardin (1977) and Triviños (1987). From the problematization of the concepts of school management, democracy and rural education, it was possible to show that school management and democracy, in their full sense, still have different paths. Now they approach and now distance themselves, however, the small actions produced in the daily life were analyzed and recognized as important in the construction of strategies for coping with and overcoming the centralization of power, as well as in coping with the difficulties arising from the lack of autonomy and effective participation of the school community, situations that contribute to the maintenance of the existing gaps between school management and democracy, also propitiated by a political and social history that, for decades, did not favor democratic action in school, nor in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEscola do campopor
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectRural schooleng
dc.titleLimites e possibilidades entre gestão escolar e democracia: uma escola do campo em análisepor
dc.title.alternativeLimits and possibilities between school management and democracy: a rural school in analysiseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo versa sobre gestão escolar e democracia em uma escola do campo. Para tanto, o objetivo do mesmo foi compreender e caracterizar como se constitui a gestão escolar no contexto pesquisado, assim como os limites e possibilidades desta gestão na construção de uma educação democrática. Trata-se de uma investigação qualitativa, cujos caminhos teóricometodológicos foram constituídos pela análise documental e pela realização de quatro entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar. Os principais referenciais que embasaram a construção deste trabalho são: Freire (1995, 1978), Campos et al. (2015), Caldart (2012), Libâneo (2006) e Wood (2003). O tratamento dos achados da pesquisa teve como referência a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) e Triviños (1987). A partir da problematização dos conceitos de gestão escolar, democracia e educação do campo, foi possível evidenciar que gestão escolar e democracia, no seu sentido pleno, ainda trilham caminhos diferentes. Ora se aproximam e ora se distanciam, contudo, as pequenas ações produzidas no cotidiano foram analisadas e reconhecidas como importantes na construção de estratégias para o enfrentamento e superação da centralização do poder, assim como de enfrentamento das dificuldades decorrentes da falta de autonomia e participação efetiva da comunidade escolar, situações essas que contribuem para a manutenção das lacunas existentes entre gestão escolar e democracia, propiciadas, também, por um histórico político e social que, durante décadas, não privilegiou a ação democrática na escola, tampouco na sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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