dc.contributor.advisor | Sawitzki, Rosalvo Luis | |
dc.creator | Fritzen, Luciana | |
dc.date.accessioned | 2016-07-01T13:37:03Z | |
dc.date.available | 2016-07-01T13:37:03Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1822 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2011. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) | por |
dc.subject | Unidocência | por |
dc.title | Um estudo com professores de escolas públicas de Santa Maria sobre o conhecimento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi realizada em quatro escolas públicas estaduais na cidade de Santa Maria-RS, onde foram utilizadas, além do referencial teórico, entrevistas a quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental com o intuito de compreender seus conhecimentos sobre algumas das características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) o qual atinge entre 3% e 6% dos alunos em idade escolar para assim aumentar as possibilidades de enfrentamento desta realidade. Durante a atuação nas escolas, proveniente de estágios durante a graduação pode-se perceber que há uma confusão no que tange ao entendimento dos professores em relação às dificuldades de aprendizagem e, em especial, ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Os resultados encontrados foram analisados qualitativamente, onde entende-se que há entre os professores dúvidas, indecisões e conclusões equivocadas a respeito do Transtorno de Déficit e Atenção e Hiperatividade. Somente um dos quatro professores soube definir o transtorno e reconhecer os sintomas do TDAH. Outro ponto importante destes resultados é que os professores que demonstraram conhecimento sobre esse tema, o adquiriram em cursos de pós-graduação ou na formação continuada, e nenhum dos entrevistados demonstrou ter aprendido este tema durante a graduação. Enfim, há a falta destes conhecimentos na formação básica enquanto educador, vindo a deixar durante a atuação escolar lacunas em aberto. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |