Um panorama do emprego de tecnologias no ensino da rede pública municipal de Uruguaiana/RS
Resumo
Entende-se que a tecnologia da informação e da comunicação, hoje, está universalmente
acessível. Com a presente pesquisa pretende-se demonstrar que o educador possui
conhecimento das tecnologias existentes. Mais que isso, as utiliza corriqueiramente em sua
residência, mas não consegue desprender-se da maneira tradicional de ensinar, seja por
falta de criatividade, por desconhecer o potencial das tecnologias, ou, ainda, por falta de
tecnologias nas escolas. A pesquisa foi realizada em 50% das escolas da rede pública
municipal de Uruguaiana-RS, onde foram entrevistados 19% dos professores atuantes em
sala de aula. Segundo os dados obtidos, 91% dos professores de Ensino Fundamental
realizam pesquisas na Internet para preparar suas aulas e 81% possui conta na rede social
Facebook, o que comprova o conhecimento e uso das tecnologias. No entanto, somente 7%
possuem um Blog da disciplina e apenas 25% comunica-se por e-mail com seus alunos. O
trabalho aponta através de entrevistas que os principais motivos para não utilização de
tecnologias da informação (TI) em sala de aula são a falta de equipamentos e/ou a falta de
profissional técnico para apoio. Assim, nota-se a necessária e urgente reeducação do
professor para que este esteja apto a utilizar tecnologias e podendo agir como mediador e
instigador na formação do conhecimento, criando uma ponte entre o que o aluno sabe e o
que ainda não descobriu. A função do professor é provocar desafios aos alunos, para isto, o
professor precisa dominar a(s) tecnologia(s) adotada(s).
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