dc.creator | Aukar, Paulo de Tarso Andrade | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T14:03:23Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T14:03:23Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.identifier.citation | AUKAR, Paulo de Tarso Andrade et al. Sociologia da educação. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18289 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura Pedagogia | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Sociologia da educação | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A Sociologia da Educação, disciplina com carga horária de 60 horas/aula, agrega a formulação de teorias sobre o papel da educação nas sociedades humanas como um todo e em seus processos e organizações constitutivas parciais, a exemplo de família, empresa de fins econômicos, escola, prisão, etc. Será objetivo da disciplina abordar o modo como a educação é investigada e teorizada pela sociologia, tomando-se como base inicial para a discussão as elaborações teóricas de Émile Durkheim, um dos primeiros a procurar individualizar a sociologia como ciência. Sua obra é particularmente favorável à discussão da educação desde um ponto de vista sociológico porque esse autor dedicou-se em sua carreira acadêmica a muitas pesquisas, cursos e palestras sobre o caráter e o papel social dos processos educativos das novas gerações. As unidades da disciplina abordarão o caráter da sociologia e seu método, a diferenciação de ideologia e ciência, as relações de sociedade e educação, as relações de Estado e educação, a diferença que Durkheim estabelece entre educação, ciência da educação e pedagogia, o possível papel da sociologia e da sociologia da educação na modificação das relações de poder na sociedade (sociologia e reforma moral) e uma concepção sociológica de verdade, desenvolvida em debate com o pragmatismo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | por |