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dc.contributor.advisorAntunes, Mara Rubia
dc.creatorPeres, Andrea de Souza
dc.date.accessioned2019-09-19T15:51:52Z
dc.date.available2019-09-19T15:51:52Z
dc.date.issued2004-07-01
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18300
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleAs danças tradicionais como meio de resgate da cultura sul-rio-grandense no ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoAtravés da Educação Física, a cultura de um povo pode ser representada, analisada e compreendida, de forma significativa, pelos gestos e movimentos cotidianos utilizados pelas pessoas e que são incorporadas pela dança. O objetivo geral desta pesquisa foi utilizar as danças tradicionais como meio para o conhecimento, a ampliação e o resgate da cultura sul-rio-grandense, os objetivos específicos buscaram, identificar os principais povos colonizadores da 1ª e da 2ª época de imigração no R.S; identificar algumas danças tradicionais sul-riograndenses, a partir dos principais povos colonizadores da 1ª e da 2ª época de imigração; oportunizar estratégias didático-metodológicas para o ensino das danças tradicionais sul-rio-grandenses na escola; despertar o interesse pela cultura sul-rio-grandense, através do ensino das danças tradicionais. A pesquisa caracterizou-se por ser um estudo descritivo, que também teve um cunho participativo, tendo como população os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria/RS/BR, e como amostra os 32 alunos das 2ª séries, do turno da tarde. Os instrumentos utilizados foram o questionário com perguntas abertas e a observação (direta e indireta), descrita em um diário de campo e analisada a partir de um protocolo de observação. Os resultados obtidos nos mostram que a dança favorece a assimilação do conhecimento histórico-cultural, pois ela serve como meio de ligação entre o passado e o presente, fazendo com que as crianças desejem cada vez mais aprender sobre novos assuntos e também, sobre aqueles que elas não possuem muito conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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Acesso Aberto
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