dc.contributor.advisor | Antunes, Mara Rubia | |
dc.creator | Peres, Andrea de Souza | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T15:51:52Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T15:51:52Z | |
dc.date.issued | 2004-07-01 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18300 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | As danças tradicionais como meio de resgate da cultura sul-rio-grandense no ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | Através da Educação Física, a cultura de um povo pode ser
representada, analisada e compreendida, de forma significativa, pelos
gestos e movimentos cotidianos utilizados pelas pessoas e que são
incorporadas pela dança. O objetivo geral desta pesquisa foi utilizar as
danças tradicionais como meio para o conhecimento, a ampliação e o
resgate da cultura sul-rio-grandense, os objetivos específicos buscaram,
identificar os principais povos colonizadores da 1ª e da 2ª época de
imigração no R.S; identificar algumas danças tradicionais sul-riograndenses,
a partir dos principais povos colonizadores da 1ª e da 2ª
época de imigração; oportunizar estratégias didático-metodológicas para o
ensino das danças tradicionais sul-rio-grandenses na escola; despertar o
interesse pela cultura sul-rio-grandense, através do ensino das danças
tradicionais. A pesquisa caracterizou-se por ser um estudo descritivo, que
também teve um cunho participativo, tendo como população os alunos do
Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria/RS/BR, e como
amostra os 32 alunos das 2ª séries, do turno da tarde. Os instrumentos
utilizados foram o questionário com perguntas abertas e a observação
(direta e indireta), descrita em um diário de campo e analisada a partir de
um protocolo de observação. Os resultados obtidos nos mostram que a
dança favorece a assimilação do conhecimento histórico-cultural, pois ela
serve como meio de ligação entre o passado e o presente, fazendo com
que as crianças desejem cada vez mais aprender sobre novos assuntos e
também, sobre aqueles que elas não possuem muito conhecimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |