Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRabaiolli, Janderle
dc.creatorCorrêa, Paula Xavier
dc.date.accessioned2016-07-01T19:16:59Z
dc.date.available2016-07-01T19:16:59Z
dc.date.issued2015-12-18
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1831
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe education has fundamental place in a person’s formation. This way, the schools, proprietary principally, prepare a pedagogical proposal that fits in your goals, which many times directs a recurrence competitiveness to atract students. From this point, this work discusses the relationship between pedagogical proposal and communication of proprietary schools in Santa Maria, RS, poiting evidences of competitiveness. For the construction of this research, it was necessary to conduct interviews with representatives of five proprietary schools in the city, besides the collect of communication materials. Thus, we chose the approach of discourse analysis perspective of Fiorin (2014), in order to identify the semantic devices present in the discourse of interviews and communication of schools, which refer to the competitiveness.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação da escola privadapor
dc.subjectProposta pedagógicapor
dc.subjectCompetividadepor
dc.subjectProprietary school communicationeng
dc.subjectPedagogical proposaleng
dc.subjectCompetitivenesseng
dc.titleA educação para a competitividade: o retrato da proposta pedagógica na comunicação das escolas privadas de Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativeThe education for competitiveness: the portrait of the pedagogical proposal on communication of proprietary schools in Santa Maria, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoA educação tem papel fundamental na formação do indivíduo. Dessa forma, as escolas, principalmente as privadas, elaboram uma proposta pedagógica que se enquadre aos seus objetivos, o que direciona, muitas vezes, a uma recorrência à competitividade para atrair alunos. A partir disso, este trabalho discute a relação entre a proposta pedagógica e a comunicação das escolas privadas de Santa Maria, RS, apontando evidências de competitividade. Para a construção desta pesquisa, foi necessária a realização de entrevistas com representantes de cinco escolas privadas da cidade, além da coleta de materiais de comunicação. Desse modo, optamos pela aproximação da perspectiva de análise discursiva de Fiorin (2014), a fim de identificar os dispositivos semânticos, presentes no discurso das entrevistas e da comunicação das escolas, que referem-se à competitividade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples