dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Perceval, Ilma Nunes | |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T11:30:19Z | |
dc.date.available | 2019-09-23T11:30:19Z | |
dc.date.issued | 2005-03-17 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18340 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This work had as a main purpose to investigate what reasons and
prejudices shown by school community make difficults to the student with
Special Educational Needs (cerebral paralysis) to be included in the Regular
Education in a School of the Municipal education network of Caçapava do Sul –
RS. The theorical support makes a brief historical rescue, dealing with special
education, adjustment, differential attitude that they show, the teachers
formation due to the capacity to the inclusive processes, in order that the
students with special educational needs have a better receptivity in the regular
school. The research was inserted in a qualitative approach with descriptive
mark and the methods used were the observation and the half structuralized
interviews. The collected data demonstrated the influence of the lack of
information on the prejudiced vison, and its overcoming in the accomplishment
of the laws ruled at the Educational Sistem, where the conclusion point to the
looking at this students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Ensino regular | por |
dc.subject | Sistema educacional | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Regular education | eng |
dc.subject | Educational sistem | eng |
dc.title | Inclusão de um aluno especial na escola regular | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como finalidade, investigar quais as causas e
preconceitos apresentados pela comunidade escolar,que dificultam o aluno
com Necessidades Educacionais Especiais (Paralisia Cerebral) serem incluídos
no Ensino Regular de uma Escola da rede municipal de educação da cidade de
Caçapava do Sul – RS. A fundamentação teórica faz um breve resgate
histórico, versando sobre educação inclusiva, adaptação, atitudes diferenciadas
que os mesmos apresentam, a formação de Professores quanto a capacitação
ao processo de inclusão, para que os alunos com necessidades educacionais
especiais tenham uma melhor receptividade na escola regular de ensino. A
pesquisa inseriu–se em uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e os
métodos utilizados foram a observação e a entrevista semi–estruturada. Os
dados coletados evidenciaram a influência da desinformação nas visões
preconceituosas e sua superação no cumprimento das leis normatizadas no
Sistema Educacional, onde a conclusão aponta para a transformação do olhar
em relação a esses alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |