Princípios e concepções da educação do campo
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Data
2018Autor
Viero, Janisse
Medeiros, Liziany Muller
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As linhas que seguem buscam promover situações nas quais seja possível debater e refletir acerca da trajetória da Educação do Campo, seus princípios e suas concepções. Neste sentido, este material está dividido da seguinte maneira: Na Unidade 1, você vai conhecer a história da educação do campo e vai compreender que o termo “educação do campo” surgiu para designar uma educação específica para o homem trabalhador do campo. Vai também refletir sobre as possíveis diferenças entre a educação do campo e a educação rural tradicional. A Unidade 2 apresenta uma breve discussão sobre os aspectos teóricos dos movimentos sociais. É um convite inicial para uma reflexão sobre o surgimento desses movimentos, ou seja, como eles foram se organizando no decorrer da história. Vamos ver também quais os principais movimentos sociais que atuam no Brasil e como eles têm se organizado na luta pela educação do campo. Na Unidade 3, você vai entender a importância de compreendermos a concepção de Educação do Campo, que reafirma a luta pela educação para os povos do campo. Na Unidade 4, você vai conhecer a Pedagogia da Alternância e a importância desta metodologia para a escola do campo. Na unidade 5, abordaremos questões da legislação das políticas educacionais para o campo, mais especificamente as diretrizes operacionais da educação básica do campo, para tanto, nosso enfoque serão as leis que regulamentam a educação básica brasileira para o campo, traçando paralelos que nos levem a refletir acerca dos contextos legais de legitimação e consolidação no campo educacional. Na Unidade 6, apresentamos elementos para discutir a Educação do Campo e docência nos espaços rurais na perspectiva da pedagogia histórico crítica da educação.
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