dc.creator | Viero, Janisse | |
dc.creator | Medeiros, Liziany Muller | |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T17:32:10Z | |
dc.date.available | 2019-09-23T17:32:10Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | VIERO, Janisse et al. Princípios e concepções da educação do campo. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18361 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campo | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Educação do campo - História | por |
dc.subject | Movimentos sociais | por |
dc.title | Princípios e concepções da educação do campo | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | As linhas que seguem buscam promover situações nas quais seja possível debater e refletir acerca da trajetória da Educação do Campo, seus princípios e suas concepções. Neste sentido, este material está dividido da seguinte maneira: Na Unidade 1, você vai conhecer a história da educação do campo e vai compreender que o termo “educação do campo” surgiu para designar uma educação específica para o homem trabalhador do campo. Vai também refletir sobre as possíveis diferenças entre a educação do campo e a educação rural tradicional. A Unidade 2 apresenta uma breve discussão sobre os aspectos teóricos dos movimentos sociais. É um convite inicial para uma reflexão sobre o surgimento desses movimentos, ou seja, como eles foram se organizando no decorrer da história. Vamos ver também quais os principais movimentos sociais que atuam no Brasil e como eles têm se organizado na luta pela educação do campo. Na Unidade 3, você vai entender a importância de compreendermos a concepção de Educação do Campo, que reafirma a luta pela educação para os povos do campo. Na Unidade 4, você vai conhecer a Pedagogia da Alternância e a importância desta metodologia para a escola do campo. Na unidade 5, abordaremos questões da legislação das políticas educacionais para o campo, mais especificamente as diretrizes operacionais da educação básica do campo, para tanto, nosso enfoque serão as leis que regulamentam a educação básica brasileira para o campo, traçando paralelos que nos levem a refletir acerca dos contextos legais de legitimação e consolidação no campo educacional. Na Unidade 6, apresentamos elementos para discutir a Educação do Campo e docência nos espaços rurais na perspectiva da pedagogia histórico crítica da educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | por |