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dc.creatorViero, Janisse
dc.creatorMedeiros, Liziany Muller
dc.date.accessioned2019-09-23T17:32:10Z
dc.date.available2019-09-23T17:32:10Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationVIERO, Janisse et al. Princípios e concepções da educação do campo. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18361
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEducação do campo - Históriapor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.titlePrincípios e concepções da educação do campopor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoAs linhas que seguem buscam promover situações nas quais seja possível debater e refletir acerca da trajetória da Educação do Campo, seus princípios e suas concepções. Neste sentido, este material está dividido da seguinte maneira: Na Unidade 1, você vai conhecer a história da educação do campo e vai compreender que o termo “educação do campo” surgiu para designar uma educação específica para o homem trabalhador do campo. Vai também refletir sobre as possíveis diferenças entre a educação do campo e a educação rural tradicional. A Unidade 2 apresenta uma breve discussão sobre os aspectos teóricos dos movimentos sociais. É um convite inicial para uma reflexão sobre o surgimento desses movimentos, ou seja, como eles foram se organizando no decorrer da história. Vamos ver também quais os principais movimentos sociais que atuam no Brasil e como eles têm se organizado na luta pela educação do campo. Na Unidade 3, você vai entender a importância de compreendermos a concepção de Educação do Campo, que reafirma a luta pela educação para os povos do campo. Na Unidade 4, você vai conhecer a Pedagogia da Alternância e a importância desta metodologia para a escola do campo. Na unidade 5, abordaremos questões da legislação das políticas educacionais para o campo, mais especificamente as diretrizes operacionais da educação básica do campo, para tanto, nosso enfoque serão as leis que regulamentam a educação básica brasileira para o campo, traçando paralelos que nos levem a refletir acerca dos contextos legais de legitimação e consolidação no campo educacional. Na Unidade 6, apresentamos elementos para discutir a Educação do Campo e docência nos espaços rurais na perspectiva da pedagogia histórico crítica da educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpor


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