dc.creator | Hermes, Rosméri | |
dc.creator | Hermes, Simoni Timm | |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T17:33:24Z | |
dc.date.available | 2019-09-23T17:33:24Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | HERMES, Rosméri et al. Didática. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18362 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.title | Didática | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Esta disciplina tem como objetivos identificar e articular as dimensões humana, técnica e político-social que envolvem a compreensão do processo de ensino-aprendizagem; e contextualizar os pressupostos fundamentais relativos à compreensão do processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo relações com as práticas pedagógicas. Trata-se de uma disciplina obrigatória no Núcleo Didático-Pedagógico do Projeto Pedagógico do Curso de Educação Especial – Licenciatura (a distância), com 75 horas, sendo 60 horas teóricas e 15 horas práticas. A disciplina estrutura-se a partir das seguintes unidades didáticas: Unidade 1 – Fundamentos Teóricos do Processo de Ensino-Aprendizagem; Unidade 2 – Interação com a Realidade Escolar; Unidade 3 – Planejamento na Educação Especial. A primeira e a segunda unidades são propostas para conhecer os fundamentos da Didática nos cursos de formação de professores, bem como as implicações desses fundamentos na prática escolar. Já a terceira unidade, além de desenvolver o planejamento no contexto escolar como um todo, volta-se à especificidade do planejamento no Atendimento Educacional Especializado ou nas demais modalidades de atendimento da Educação Especial. Para lograr aproveitamento acadêmico nesta disciplina, propomos o estudo deste caderno didático e a participação permanente com seus pares e com o/a docente nas discussões no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle. Que esta disciplina de “Didática” proporcione conhecimentos importantes para a formação de professores e professoras da Educação Especial, inclusive, subsidiando as disciplinas de “Metodologia do Ensino” no contexto da Educação Especial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |