dc.creator | Hermes, Simoni Timm | |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T17:42:19Z | |
dc.date.available | 2019-09-23T17:42:19Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | HERMES, Simoni Timm et al. Metodologia do ensino de ciências naturais. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18364 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Ciências sociais - Metodologia | por |
dc.subject | Ciências sociais - Ensino | por |
dc.title | Metodologia do ensino de ciências naturais | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Esta disciplina tem como objetivos “analisar e discutir materiais didáticos; elaborar, implementar, avaliar e redimensionar propostas didático-pedagógicas das Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, tramando a especificidade da Educação Especial nesse contexto escolar. Constitui-se como uma disciplina obrigatória no Núcleo Didático-Pedagógico do Projeto Pedagógico do Curso de Educação Especial – Licenciatura (a distância), com 75 horas, sendo 60 horas teóricas e 15 horas práticas. A disciplina estrutura-se a partir das seguintes unidades didáticas: Unidade 1 – Conhecimento de Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências; Unidade 2 – Abordagens Metodológicas (Anos Iniciais do Ensino Fundamental); Unidade 3 – Correntes Epistemológicas; Unidade 4 – Ensino de Ciências Naturais e Educação Especial; Unidade 5 – Correntes Atuais na Pesquisa sobre o Ensino de Ciências Naturais; Unidade 6 – História do Ensino de Ciências Naturais. Contudo, pela proximidade dos conteúdos de algumas dessas unidades didáticas, este caderno didático organiza-se através da união das Unidades 1 e 6, da inversão cronológica da Unidade 3 e da Unidade 2, e da união das Unidades 4 e 5, totalizando quatro unidades didáticas para estudo. No intuito de obter desempenho satisfatório nesta disciplina, recomendo o estudo deste caderno didático, bem como a participação com seus pares e com o/a docente nas discussões no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |