Do macrossistema ao microssistema: uma investigação e problematização do processo de inclusão escolar no município de Santa Maria/RS
Resumen
Considerando a relação do macrossitema ao microssitema, a presente pesquisa
objetiva descrever como se dá relação do macrossistema ao microssistema no que tange
o processo de inclusão educacional no Município de Santa Maria/Rs. Para tanto essa
investigação caracteriza-se por uma perspectiva descritivo-exploratória, de abordagem
dialético materialista, que utilizou como fonte de coleta de dados entrevista informal
com Coordenador da Educação Inclusiva do referido Município como delineamento do
objeto de estudo, para posterior aplicação de questionário aberto, com este mesmo
sujeito. Este questionário fora composto por questões gerais com enfoque na
implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva (2008) e diretrizes subseqüentes a ela. Portanto, o presente estudo abriu
caminho à discussão sobre o macrossistema e sua correlação com o microssistema de
modo a oportunizar novos avanços para a pesquisa em educação, principalmente nos
campos da Educação Especial e Gestão Educacional. Tendo como resultados uma
descrição da realidade da educação inclusiva e educação especial no município bem
como constatação da articulação constante da Secretaria de Educação para seguimento
das diretrizes nacionais. Além disso, verificou-se o constante investimento da secretaria
na formação profissional, na minimização das barreiras de acessibilidade – tanto
arquitetônico quanto atitudinais, procedimentais e conceituais. Portanto, o presente
estudo obteve como resultado um panorama geral da realidade do município no que
tange a perspectiva do paradigma inclusivo, bem como evidenciada a constante
articulação da esfera macro à microssistêmica e vice versa.
Colecciones
- Gestão Educacional [294]
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